Geral
Em MS, pacientes recebem medicamentos em casa e de graça desde 2022
Por mês, são entregues cerca de 13 mil medicamentos e insumos para tratamento de doenças crônicas
Sexta-feira, 11 Outubro de 2024 - 09:00 | Redação
Criado pelo Governo do Estado em 2022, o Programa Remédio em Casa traz praticidade e segurança, além de poupar tempo e trazer economia para os bolsos dos beneficiários ao isentá-los de custos com deslocamentos até unidades de saúde.
Por mês, o Programa entrega, de forma gratuita, cerca de 13 mil medicamentos e insumos para o tratamento de doenças crônicas na porta da casa de sul-mato-grossenses. O Programa contempla uma lista de 135 tipos de fármacos, conforme explica a coordenadora da Assistência Farmacêutica da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Patrícia Veiga Carrilho Olszewski.
"O Programa Remédio em Casa facilia o acesso a medicamentos para usuários cadastrados no componente especializado da assistência farmacêutica. Para se inscrever no programa, o usuário deve ter cadastro ativo no sistema de assistência farmacêutica, apresentar documentação pessoal e assinar o termo de adesão ao programa. Nesse termo, ele vai indicar o endereço que melhor lhe atende para receber o medicamento, seja em casa ou no seu local de trabalho, o que for mais conveniente", detalha.
A coordenadora ainda acrescenta que pacientes do interior do Estado também podem aderir ao Programa. "Basta comparecer a uma unidade de atendimento do município, assinar o termo de adesão e a partir do próximo mês receber o medicamento indicado".
Morador do bairro Coophasul, em Campo Grande, o senhor Onofre de Souza Pinto, de 59 anos, entrou para o Programa Remédio em Casa no início deste ano. "Eu falei com a assistente social, que me indicou para o Programa e no mês seguinte já passei a receber o medicamento na minha casa. Os entregadores são pessoas maravilhosas e atende a gente muito bem", comenta.
Há mais ou menos um ano, Fábio Pinheiro, de 31 anos, recebe medicamento em casa e disse que a nova modalidade foi oferecida pelos funcionários da Casa da Saúde, de Campo Grande. Ele elogia o Programa e garante que a entrega em casa poupou tempo de deslocamento e espera para a retirada do remédio.
"Foi uma praticidade enorme pra gente. É muito bacana, muito louvável, porque poupou o nosso tempo. É um programa incrível que facilitou a nossa vida", conta.
Ecilda de Almeida Cavalheiro Acosta, de 54 anos, também se beneficia do Programa. A moradora de Bonito afirma estar satisfeita com essa modalidade. Ela toma um remédio para tratar uma artrite reumatoide.
"Uma vez por mês, o medicamento chega na minha casa. Acho perfeito nos dias atuais, pois são tantas as correrias. Se eu não estiver em casa, meu esposo pode pegar ou a minha vizinha. Eles também estão autorizados a receber por mim. O pessoal da entrega é bem educado", avalia.
"Eu acho esse programa do Remédio em Casa simplesmente maravilhoso. É uma bênção de Deus porque você não precisa se deslocar para ir buscar, nem pegar fila, levantar cedo, a maioria das pessoas são idosas", conta Joselita da Silva Chiarapa, moradora do bairro São Lourenço, na capital.
Patrícia Veiga salienta que o Programa não entrega medicamentos controlados, que dependem de receita médica a cada retirada. Para saber mais sobre o Remédio em Casa, os usuários podem fazer contato pelos telefones (67) 99639-0071 ou (67) 98163-1122.
Últimas Notícias
- Poder Judiciário - 19:12 Ministro e juízes bolivianos são homenageados em Corumbá
- Aparecida do Taboado - 18:50 Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro de vulnerável
- Investimento - 18:30 Ministro da Educação anuncia obras no HU-UFGD com recursos de R$ 28 milhões
- Evento - 18:15 Solenidade comemora o Dia do Obreiro Evangélico na Capital
- Profissionais - 17:55 Senai certifica alunos de cursos de qualificação em cidade de MS
- Veículo recuperado - 17:31 Caminhonete furtada em São Paulo é recuperada pelo DOF em Itaquiraí
- Polícia - 17:12 Maior bicheiro do RJ ficará em Regime Diferenciado em Presídio da Capital
- Congresso - 16:50 CPI das Bets: senadora de MS fica com a relatoria da comissão
- Jardim - 16:30 Homem é detido por ameaçar vizinha com faca
- Meio Ambiente - 16:06 Pantanal: menos água, mais fogo