Geral
Defesa Civil poderá emitir alertas de perigo a partir de quarta-feira
Após fase de testes, órgão estará apto a informar a população sobre riscos em tempo real
Quinta-feira, 30 Setembro de 2021 - 15:55 | Redação

A Defesa Civil de Dourados estará oficialmente habilitada a emitir alertas de risco para a população a partir de quarta-feira, 1º de outubro, após a fase de testes do sistema Defesa Civil Alerta, realizada no último sábado (27) em todo o Centro-Oeste. Durante o teste, moradores e visitantes de Mato Grosso do Sul receberam a notificação de forma geral, com atraso de quase uma hora.
Segundo o coordenador da Defesa Civil em Dourados, Johnes Santana, a falha não ocorreu no Estado, mas em Goiás, onde os disparos foram centralizados. Equipes de tecnologia do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e técnicos da Defesa Civil Nacional analisam o caso.
Com a ativação do sistema, a partir de 1º de outubro, a Defesa Civil das cidades do Centro-Oeste poderá enviar notificações regionais. “A partir de agora, caso ocorra um alerta como tempestade, por exemplo, passaremos a enviar notificação”, explicou Santana.
O coordenador destacou que o envio não é automático, havendo sempre um responsável para acionar o disparo e escolher as torres de telefonia da região. No teste de sábado, parte dos moradores de Itaporã recebeu a mensagem da Defesa Civil de Dourados, já que compartilham sinal das mesmas antenas.
Em Dourados, a equipe da Defesa Civil acompanhou o processo em um ponto de monitoramento montado em shopping da cidade, com a presença do representante da Anatel, Alexandre Melo de Oliveira. O disparo das mensagens foi realizado pela Defesa Civil Nacional e considerado positivo pelos técnicos.
Apesar do aviso prévio sobre o teste, algumas pessoas se surpreenderam e entraram em contato pelo telefone 199 da Defesa Civil. “Já estávamos preparados para orientar”, afirmou Santana. “Também informamos todas as forças de segurança e hospitais para esclarecer que se tratava de uma simulação”.
O sistema Defesa Civil Alerta utiliza a tecnologia Cell Broadcast Service (CBS), que envia mensagens de emergência para todos os celulares conectados a uma área de risco, sem depender de internet, Wi-Fi ou pacotes de dados. O recurso funciona automaticamente em aparelhos com cobertura 4G e 5G.
De acordo com Santana, há dois tipos principais de alertas: extremo, caracterizado por ameaças graves à vida ou à propriedade e que exige ações imediatas; e severo, quando o risco não demanda medidas urgentes, permitindo mais tempo de preparação. Também podem ser enviados alertas de demonstração, com caráter educativo para a população.
“Pela localização geográfica de Dourados, dificilmente teremos um aviso de nível extremo. Ainda assim, o sistema é fundamental para ampliar a segurança e a prevenção”, concluiu Santana.
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Contribuição - 18:17 Cassems lança Pix para servidores com margem consignada comprometida
- Nacional - 17:51 Avião supera ônibus como segundo meio mais comum de viagens pessoais
- Projeto de Lei - 17:05 Câmara aprova projeto que institui Semana da Educação Financeira em CG
- IBGE - 16:43 Desigualdade
- Gestão territorial - 16:12 Embrapa lança plataforma para fortalecer segurança alimentar índígena
- Justiça - 15:55 Defensoria conquista redução de pena e recebe agradecimento emocionante
- Saúde - 15:17 Consultório na Rua atende população vulnerável em Três Lagoas
- Ubiratã - 14:55 MPMS investiga condições precárias de escola rural em Ivinhema
- Proteção - 14:14 Projeto de lei estabelece diretrizes para controle parental na internet em MS
- Capacitação - 13:50 Casa dos Ventos capacita mulheres para atuar no setor de energia solar em MS