Geral
Capital receberá a maior autoridade em Krav Maga da América Latina
Grão Mestre Kobi Lichtenstein vai realizar exames de graduação dos praticantes de Krav Maga do Estado
Terça-feira, 20 Maio de 2025 - 11:50 | Redação

No dia 23 de Maio, Campo Grande receberá a visita da maior autoridade do Krav Maga da América Latina, Grão Mestre Kobi Lichtenstein, que fará a avaliação dos praticantes de Krav Maga do estado.
Visando garantir a qualidade do Krav Maga – a única modalidade que não se classifica como esportiva e sim de defesa pessoal – exatamente como foi criada na década de 40, Grão Mestre Kobi avalia pessoalmente cada um de seus alunos em 19 estado brasileiros e na Argentina, México, Portugal, Estado Unidos, e Canadá.
Grão Mestre Kobi foi aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld, e foi seu primeiro faixa-preta a sair de Israel com a missão de difundir a técnica pelo mundo. Chegou à América Latina, mais especificamente no Brasil, em 18 de janeiro de 1990, para apresentar a modalidade de defesa pessoal israelense a civis e militares.
Para o professor Giulio Cesar, que comenda o Krav Maga em Mato Grosso do Sul, a presença de Grão Mestre Kobi é de grande importância. “Quando os alunos tomam contato com a pessoa mais próxima à raiz do Krav Maga, sua percepção da técnica se amplia e isso é muito importante para a sua evolução”, diz Giulio.
35 anos de Krav Maga no Brasil - Em 1990, o Brasil recebia Grão Mestre Kobi Lichtenstein, hoje reconhecido como a maior autoridade do Krav Maga (modalidade de defesa pessoal) da América Latina.
A data de sua chegada ao Brasil – 18 de janeiro - foi instituída como o Dia Nacional do Krav Maga em reconhecimento sobre seus serviços prestados para a segurança de civil e militares brasileiros.
Criada na década de 40, por Imi Lichtenfeld, a técnica de defesa pessoal é simples, rápida, objetiva e se baseia nos movimentos naturais do corpo humano. Do ponto de vista físico, há o estímulo para que os alunos se exercitem diariamente, dentro de seus limites. Emocionalmente, o Krav Maga forma pessoas mais seguras e atentas. A prática também influencia no comportamento. Atenção, disciplina e seriedade, saber diferenciar o certo do errado, usar o autocontrole, tudo isso é praticado.
Grão Mestre Kobi chegou ao Brasil, com a permissão de Imi Lichtenfeld, com a missão de ensinar e difundir a técnica exatamente como foi criada por Imi. Dessa forma, hoje preside a Federação Sul Americana de Krav Maga, que conta com representação, além do Brasil, na Argentina, México, Portugal, Estados Unidos e Canadá.
Responsabilidade e segurança - Para que o Krav Maga seja eficiente em preparar qualquer pessoa, homem ou mulher, independentemente de sua idade, ou condição física, para se defender de um ou mais agressores, armados ou não, ela precisa ser aplicada com responsabilidade.
Desde a seleção e do rígido preparo dos instrutores, assim como de seus monitores, que irão auxiliar nas aulas, até a avaliação individual dos alunos realizada pessoalmente por Grão Mestre Kobi, cada detalhe é cuidadosamente observado pela Federação Sul Americana de Krav Maga buscando seguir os passos de Imi Lichtenfeld e garantir o sucesso do treinamento. “A razão de tudo isso é garantirmos o melhor treinamento, pois trabalhamos com a segurança e com a preservação da vida das pessoas”, explica Grão Mestre Kobi.
Últimas Notícias
- Arte - 18:37 Orquestra Indígena ´Teko Arandú´ se apresenta no Festival Balaio Cultural
- Polícia Federal - 18:18 Operação fiscaliza empresas que fabricam bebidas alcoólicas em MS
- Procura-se - 17:40 Irmãs procuradas e polícia pede ajuda
- MS-156 - 17:32 Projeto propõe que Anel Rodoviário de Itaporã receba nome de empresário
- Bataguassu - 17:06 Agressor é preso pro quebrar celular de ex em frente aos filhos
- Nova Andradina - 16:50 Condutor morre ao bater carro novo em caminhão estacionado
- Política - 16:39 Câmara da Capital aprova moção de repúdio a Eduardo Bolsonaro
- Humanização - 16:00 Casa do Migrante fortalece acolhimento e amplia atuação humanitária em Corumbá
- Justiça - 15:50 Pequenas cobranças indevidas não configuram dano moral, reafirma TJMS
- Operação Bloodworm - 15:22 Justiça mantém condenação de 10