Geral
Brasileiros estão mais satisfeitos com seus empregos, diz pesquisa
Sábado, 26 Janeiro de 2019 - 09:19 | Redação
Os brasileiros estão mais satisfeitos com os os empregos que possuem. É o que indica uma pesquisa feita pelo portal de avaliação de empresas Love Mondays. A nota mensurada entre cinco fatores para analisar uma empresa aumentou neste último ano. A satisfação geral no último trimestre de 2018 foi de 3,66, sendo que no mesmo período de 2017 a nota era de 3,59.
A remuneração variou de 3,36 para 3,40; o fator oportunidade de carreira saltou de 2,95 para 3,01; cultura da empresa, de 3,30 para 3,38; e qualidade de vida, de 3,27 para 3,30. Todos esses critérios influenciaram a nota final das corporações avaliadas. A nota máxima é 5.
Além de apontar os fatores de melhora no último ano, a Love Mondays também divulgou algumas tendências para o ano de 2019. A transparência dos processos seletivos deve melhorar, o que é um alívio para muitas pessoas a procura de trabalho. Se o ambiente corporativo está melhor do que há uma década, não se pode dizer o mesmo sobre o procedimento de contratação. Muitos ficam sem saber o porquê não foram contratados. Segundo 27 mil relatos de processos seletivos na plataforma, 25% dos candidatos a alguma oportunidade não receberam feedback das empresas.
Com um ambiente corporativo mais tecnológico, incluindo a presença de dispositivos como tablets, notebooks e ferramentas de rastreio, análise e coleta de dados, não há desculpa plausível para a ausência do feedback a quem se candidatou. O que pode ajudar os gestores de recursos humanos é a inteligência artificial, tanto no que se refere à retenção de talentos, como à otimização de todos os processos de seleção e o fornecimento de feedback.
De acordo com a empresa responsável pela pesquisa, outra tendência que pode ser intensificada em 2019 é o empoderamento dos funcionários. Hoje eles já se sentem parte da empresa e não apenas mais uma peça no tabuleiro. Por este motivo, cobram posicionamentos condizentes com os seus valores. Por último, a qualidade de vida também está relacionada a um melhor aproveitamento no trabalho, bem como a qualidade de liderança e oportunidades de carreira.
Últimas Notícias
- Nacional - 10:19 Justiça proíbe trabalho infantil em redes da Meta sem aval judicial
- Brasil - 09:52 Estudantes do ensino integral têm notas maiores no Enem, diz estudo
- Oportunidades - 09:09 UFGD abre mestrado em Matemática para professores da Educação Básica
- Câncer - 08:42 Câncer de pulmão: 15% dos casos acontecem em não fumantes
- Empreendimentos - 08:03 Bares e restaurantes iniciam segundo semestre com alta no faturamento
- UFGD - 07:47 Mestrado gratuito em Matemática voltado a professores da Educação Básica
- Economia - 07:00 Pix: novas regras vão facilitar devolução de valores em casos de golpe
- Economia - 18:12 BNDES estuda suspensão temporária de dívidas de afetados por tarifaço
- Economia - 17:52 Brasil e México abrem mercados para novos produtos agrícolas
- Economia - 17:35 CMN ajusta regulamentação de crédito a empresas afetadas por tarifaço