Geral
Operação prende acusados de tráfico na fronteira
Na ação foram apreendidos dólares, carros e diversos celulares
Terça-feira, 06 Julho de 2021 - 16:35 | Redação

Na manhã desta terça-feira, 6 de Julho, pelo menos quatro pessoas acusadas de tráfico foram presas durante a Operação da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) do Paraguai em Pedro Juan Caballero. Eles estão sendo acusados por envio de grande quantidade de entorpecente para o Brasil e pelo menos quatro locais foram localizados como esconderijo de maconha e moradia.
A investigação teve inicio ano passado na Operação Gredos, na qual, investigava a forma de organização da quadrilha desde o plantio da maconha, a negociação com organizações criminosas brasileiras e o envio do entorpecente para vários estados.
Durante a ação, o brasileiro Celso Nei Mendes dos Santos de 38 anos de idade, acusado pelas autoridades paraguaias de ser a pessoa que bancava financeiramente todo o esquema.
O paraguaio, Júlio César Cáceres Espínola de 36, é apontado como o responsável por toda a logística da quadrilha ao lado também de Willian Ramón González de 28 anos.
Já o intermediário entre a quadrilha e as organizações criminosas do Brasil, foi apontado como sendo Eugênio Gómez Jara de 68 anos. Ele mantinha contato com os compradores e fazia o trabalho intermediário até a droga chegar aos compradores.
Com a investigação, o serviço de inteligência descobriu que a quadrilha estava concentrada na área rural das Colônias de Maria Auxiliadora e Santa Clara, onde a droga era cultivada e depois enviada ao Brasil em veículo preparados com fundos falsos para ocultar o entorpecente.
Foi montada uma barreira na região e os condutores de uma camionete modelo Toyota e uma Nissan, não obedeceram a ordem de parada e fugiram abandonando os carros carregados com cerca de meia tonelada de maconha em uma plantação de milho.
Na investigação pelo menos cinco pessoas foram presas utilizando motocicletas para transportar a droga.
Na data, o brasileiro Celso foi preso em uma residência. No local, foram aprendidos R$ 53 mil e 4.200 dólares. Também foram apreendidos carros e diversos celulares que são periciados.
A SENAD denominou o trabalho desta terça-feira (6) como Operação Reflexo.
(Com informações Ponta Porã News)
Últimas Notícias
- CNU - 11:17 Manifestação de interesse no CNU 2024 é prorrogada até terça-feira
- Agro - 10:50 Maracaju lidera a produção de soja em Mato Grosso do Sul, aponta SIGA-MS
- Solidariedade - 10:35 Família pede ajuda para reconstruir casa
- MPT - 10:10 Alerta para impactos do burnout e de transtornos psíquicos no trabalho
- Arte - 09:50 Festival Mais Cultura da UFMS será realizado de 22 a 27 de setembro
- Poder Judiciário - 09:35 Desembargador de MS tem enunciados aprovados em congresso nacional do STJ
- Dourados - 09:10 Homem é executado com 3 tiros na frente da esposa em Dourados
- Saúde Pública - 08:50 Corumbá solicita UBS Fluvial e Ambulanchas para atender ribeirinhos
- Record TV - 08:39 Rayane Figliuzzi é a primeira Fazendeira da temporada
- Rua da Divisão - 08:25 Motocicleta com quatro jovens bate em poste