Educação
Justiça determina fim da greve dos professores da Rede Municipal de Campo Grande
Categoria se reúne em Assembleia Geral nesta quarta-feira (7) para discutir decisão judicial
Quarta-feira, 07 Dezembro de 2022 - 08:28 | Victória de Oliveira

O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Sérgio Fernandes Martins determinou nesta terça-feira, 06 de dezembro, o fim da greve dos professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande. O movimento ocorre desde a última sexta-feira (2) por questões salariais. Conforme a decisão, a Justiça prevê multa de R$ 50 mil caso o Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP) dê continuidade à paralisação das atividades.
Segundo o desembargador, o movimento grevista fica barrado conforme argumento da Prefeitura de que não foram informados quanto ao número de adesão da greve. Ainda, o executivo municipal afirma que não houve o esgotamento das negociações. Nesta quarta-feira (7), a categoria se reúne nem Assembleia Geral para discutir a decisão judicial.
A paralisação das atividades na Rede Municipal de Ensino iniciou na última sexta-feira, quando professores realizaram passeata da sede do ACP, na rua Sete de Setembro, até à Prefeitura de Campo Grande. De acordo com o Sindicato, pela lei municipal 6.796/2022, sancionada em março, a correção deve ser de 10,39%. A prefeitura afirma não conseguir cumprir o acordo por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal, que controla os gastos públicos.
Em nota divulgada na quarta-feira (30), o poder público afirmou: “A mesma lei que dá o aumento à categoria, impede que ele seja concedido neste momento. A Prefeitura, nos últimos meses, vem promovendo ajustes e mudanças na gestão para se adequar à lei e poder atender o pleito justo dos professores”.
No dia de início da greve, a Prefeitura acionou a Justiça contra o movimento. O desembargador Sérgio Fernandes Martins negou dois pedidos para suspender a greve e deu prazo de cinco dias, a contar de sexta-feira e com término ontem, para que o sindicato se manifestasse na ação.
Tudo Sobre:
prefeitura-de-campo-grande tjms fim reajuste-salarial rede-municipal-de-ensino greve-dos-professores terminoÚltimas Notícias
- Gestão - 11:50 Prefeitura de Três Lagoas implantará jornada flexível de 6 horas para servidores
- Saúde - 11:35 Sistema de Gestão da Qualidade na Vigilância em MS
- Oportunidades - 11:11 Alunos que prestarão Enem terão aulão preparatório gratuito em Dourados
- Legislação - 10:50 Empresas com incentivos fiscais passam a contribuir para fundos sociais
- Oportunidades - 10:33 Funtrab lança 2ª etapa do Qualifica Express
- Fronteira - 10:05 Apontado como chefe de pistoleiros na fronteira é preso no Paraguai
- Ano letivo 2026 - 09:50 Período de pré-matrículas começam
- Arte - 09:35 Com nomes do cinema nacional, Curta Campo Grande tem ações formativas
- Novembro Negro - 09:05 Novo plano de metas antirracistas reforça ações do Estado contra o racismo
- Saúde - 08:50 UPA de Três Lagoas recebe Raio-X digital e passa por modernização

