Economia
Projeto prevê novo modelo para preço mínimo de arroz, feijão e mandioca
Ajuste dos preços mínimos seria feito de acordo com uma combinação de fatores domésticos e globais
Sábado, 15 Fevereiro de 2025 - 14:15 | Agência Senado

Para reduzir a influência das variações do dólar e dos preços internacionais, um projeto prevê o ajuste dos preços mínimos de arroz, feijão e mandioca de acordo com uma combinação de fatores domésticos (como custos de produção) e globais. O PL 123/2025, do senador Beto Faro (PT-PA), tem como objetivo proteger os produtores locais de instabilidades do mercado, sem prejudicar o equilíbrio das exportações brasileiras.
O projeto inclui os novos critérios no decreto que institui normas para a fixação de preços mínimos. Conforme o texto, os preços deverão ser calculados com base nos custos de produção, com ajustes determinados pela variação dos preços internacionais, e pela flutuação do dólar em relação ao real.
No caso de variação negativa dos preços internacionais ou do câmbio, a proposta estabelece que os preços mínimos adotem, como piso, os custos de produção, garantindo uma rentabilidade mínima aos produtores. O texto também prevê que os planos safra anuais incluam estimativas dos volumes de produtos que o governo pretende adquirir ou equalizar os preços ao produtor, visando à formação de estoques públicos de alimentos.
Na justificativa, o senador aponta a perda expressiva de áreas plantadas com essas culturas nos últimos anos. “É necessário buscar um meio institucional de sanar esses efeitos erosivos sobre a base produtora desses alimentos nucleares sob pena do agravamento dos riscos para segurança alimentar no Brasil”, afirmou Beto Faro, destacando que, em 1995, as culturas de arroz, feijão e mandioca representavam 26% da área total de lavouras temporárias, enquanto em 2023 o índice caiu para 5,9%.
O projeto busca evitar maiores desequilíbrios no mercado interno, sem criar obstáculos para o setor exportador. Beto Faro defende que a proposta é fiscalmente sustentável, pois está limitada a três produtos, e contribui para a formação de estoques públicos em um cenário de eventos climáticos extremos e frequentes.
O texto ainda não foi distribuído para as comissões temáticas do Senado.
Fonte: Agência Senado
Últimas Notícias
- Amplavisão - 19:09 Odete Roitman, vítima do script. Simone vivíssima!, por Manoel Afonso
- Campo Grande - 18:32 Consórcio Guaicurus é denunciado ao MPT-MS por suposta 'greve fake'
- Saúde - 18:00 Mutirão ocular para estudantes da rede municipal será neste sábado
- Saúde - 17:51 Pesquisa do Butantan padroniza nomenclatura de vírus da dengue
- Campo Grande - 17:30 Prefeitura repassou R$ 2,3 mi ao Consórcio
- Inovação - 17:00 Projetos do IFMS unem tecnologia e sustentabilidade para ajudar a piscicultura
- Tempo - 16:50 Diante de alerta climático em MS, Energisa reforça cuidados com a eletricidade
- Dourados - 16:28 Vídeo: Piloto é preso por participação em tentativa de homicídio
- "Dia do Caçador" - 16:16 Traficante é preso após tentar atropelar policial em MS
- Meio Ambiente - 15:45 Base florestal em MS deve crescer 40% até 2028

