Economia
Presidente da Fiems critica PEC que reduz jornada de trabalho
Segundo Sérgio Longen, a medida pode agravar ainda mais o cenário econômico do País
Sexta-feira, 18 Abril de 2025 - 08:30 | Redação

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, manifestou preocupação com a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a redução da jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais, conhecida como PEC 6x1. Segundo Longen, a medida pode agravar ainda mais o cenário econômico do País.
“A discussão dessa PEC no Senado acontece num momento de retomada da economia brasileira, quando já temos os benefícios sociais. Hoje, cerca de 60 milhões de brasileiros recebem algum tipo de benefício, em um país com pouco mais de 200 milhões de habitantes. Isso já é uma preocupação considerável”, pontuou.
De acordo com o presidente da Fiems, a proposta de redução da carga horária sem redução proporcional dos salários impõe novos custos ao setor produtivo, sem possibilidade de repasse ao consumidor final. “Nós não vamos ter a condição de transferir esses custos para o produto nacional”, alertou.
Longen ainda ressaltou que a medida não é oportuna e defendeu um debate mais aprofundado para 2025. “O Senado tem a responsabilidade de avançar na discussão. Nós somos contrários a reduzir a jornada de trabalho no Brasil neste momento. Eu entendo que não é o momento adequado, essa discussão deveria ocorrer em 2025.”
A proposta, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), pretende reduzir a jornada semanal sem diminuição de salário, com o objetivo de gerar mais empregos e distribuir melhor o tempo de trabalho. No entanto, entidades representativas da indústria e do comércio têm alertado para o impacto nos custos operacionais e na competitividade das empresas brasileiras, especialmente diante do cenário de recuperação econômica.
Para Longen, o foco do país deve ser o fortalecimento da produção e da geração de empregos sustentáveis, evitando medidas que possam criar obstáculos adicionais para o setor produtivo. “Precisamos garantir condições para que a indústria continue gerando emprego e renda, sem medidas que prejudiquem a competitividade nacional”, concluiu.
Últimas Notícias
- Regularização - 18:08 Contribuintes têm até dezembro para aderir ao programa Regulariza Corumbá
- Projeto - 17:43 Oficina 'Conto e Cantigas' está com inscrições abertas na Casa de Cultura
- Legado - 17:30 Capital celebra 35 anos do Krav Maga no País com presença de grão-mestre
- Clima - 17:17 Temporal rápido atinge bairros da Capital nesta tarde de feriado
- Facilidade - 16:30 Três Lagoas libera pagamento de dívidas municipais com cartão de crédito
- Internacional - 16:00 Criação de voo direto entre Brasil e Chile pela Rota Bioceânica
- Arte - 15:30 Fronteira Criativa traz shows, dança, literatura, artesanato e gastronomia
- Concurso - 15:00 Concurso de desenho sobre sustentabilidade para alunos da rede municipal
- Proposta - 14:30 Projeto prevê prisão de réus notificados que não comparecem à Justiça
- Fotografia - 14:00 Alunos de fotografia transformam água em arte durante aula prática de SPLASH

