• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Economia

Comércio de Campo Grande não abrirá no feriado de Finados

Convenção Coletiva proíbe uso de mão de obra dos empregados, com exceção dos supermercados, que têm abertura normal

Quarta-feira, 29 Outubro de 2025 - 13:32 | Redação


Comércio de Campo Grande não abrirá no feriado de Finados
(Foto: Reprodução)

O comércio de Campo Grande (MS) permanecerá fechado no próximo domingo, 02 de novembro, feriado de Finados. A data está entre aquelas em que não é permitida a concessão de licença especial para funcionamento, conforme determina a Lei Municipal Complementar nº 81, de 3 de janeiro de 2005, e a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente.

De acordo com a legislação, a abertura do comércio está proibida nos feriados de Ano Novo, Sexta-feira Santa, 1º de Maio, Finados e Natal, o que inclui também as lojas de rua e de shoppings. Por consequência, a Convenção Coletiva de Trabalho proíbe a utilização de mão de obra dos empregados nestes dias, com exceção dos supermercados, que têm abertura normal. 

O gerente sindical da Fecomércio MS, Fernando Camilo, reforça que o cumprimento das normas é fundamental para manter o equilíbrio nas relações de trabalho. “A Convenção Coletiva estabelece regras que garantem segurança jurídica tanto para os empresários quanto para os trabalhadores. O fechamento do comércio em feriados como o de Finados segue a legislação municipal e deve ser respeitado por todos os estabelecimentos”, explica.

A Fecomércio MS orienta empresários e consumidores a se programarem com antecedência, considerando o fechamento do comércio na data. As atividades retornam normalmente na segunda-feira, 03 de novembro.

SIGA-NOS NO Google News