Economia
Fiems considera acertada nova redução na taxa de juros
Comportamento dos preços fez o Banco Central cortar os juros pela segunda vez no semestre
Sábado, 23 Setembro de 2023 - 09:00 | Redação

A Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) considera acertada a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, de reduzir pela segunda vez consecutiva a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual. O comportamento dos preços fez o Banco Central (BC) cortar os juros pela segunda vez no semestre e o percentual foi para 12,75% ao ano.
A sequência da redução da taxa de juros é um passo importante no sentido de aliviar o orçamento das famílias e empresas, abrindo mais espaço para o aumento do consumo e para a melhoria das condições de crédito.
Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a decisão vai na direção correta, uma vez que não compromete o processo de combate à inflação e evita um desaquecimento maior da indústria e da economia. “Isso ficou claro com a queda da inflação medida pelo IPCA nos últimos 12 meses, saindo de 8,73% em agosto de 2022 para 3,98% em agosto de 2023. Portanto, a indústria sul-mato-grossense entende que o atual comportamento da inflação garante o espaço necessário para a continuidade do esperado ciclo de queda dos juros”, avaliou.
Últimas Notícias
- Operação Spotless - 18:50 Denunciados são apontados por fraudes junto a Prefeitura de Terenos
- MPMS - 18:35 Vídeo com conteúdo ofensivo a pacientes do Caps AD é apurado
- Acidente aéreo - 18:00 Arquiteto é identificado com arquivos do FBI
- Extorsão - 17:48 Quadrilha aplicava 'golpe dos nudes' em homens ricos da Capital
- Campo Grande - 17:39 Energisa realiza sorteio de eletrodomésticos e troca de lâmpadas no Tarumã
- Associação criminosa - 17:12 Envolvidos em tentativa de homicídio são presos em Nova Andradina
- Saúde da Mulher - 16:50 Prefeitura de Dourados amplia acesso a métodos contraceptivos
- Saúde - 16:35 Três Lagoas anuncia programação especial para o Mês do Idoso
- Nacional - 16:16 Nova lei que cria o sistema nacional de informação sobre a primeira infância
- Meio Ambiente - 15:50 Pré-COP Pantanal reforça protagonismo do bioma