Economia
Em MS, 100 mil famílias podem receber descontos na conta de energia
Programa social concede desconto de até 65% na tarifa de energia, dependendo do consumo do imóvel
Quarta-feira, 21 Maio de 2025 - 13:00 | Redação

Para receber o benefício do Governo Federal, as famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa, famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento - nesse caso com renda mensal de até três salários mínimos. Também têm direito as famílias indígenas, quilombolas ou com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada.
“A Tarifa Social é um direito do consumidor e é muito importante para os clientes, pois pode dar até 65% de desconto na tarifa da conta de luz, dependendo da faixa de consumo. A Energisa tem se empenhado para alcançar o maior número de clientes que tenham direito ao benefício através de ações para buscar esses clientes. É o caso do Projeto Nossa Energia, onde uma unidade móvel percorre as cidades atendidas pela concessionária levando palestras, sorteios e serviços como a inscrição na Tarifa Social”, relata o coordenador comercial da Energisa MS, Jonas Ortiz.
Para ter acesso ao desconto, basta o beneficiário fazer a inscrição no CadÚnico ou atualizar os dados no CRAS e a Energisa realiza o cruzamento dos dados enviados pelo Ministério de Minas e Energia com o banco de dados de clientes, identificando assim aqueles que atendem aos requisitos e têm direito ao benefício para fazer o cadastro automaticamente. Para o cliente que não é o titular da fatura, mas também tem o direito, basta procurar uma agência de atendimento da concessionária.
Sobre o benefício - A Tarifa Social de Energia Elétrica é um projeto social que dá descontos na conta de luz para quem atende os pré-requisitos do programa federal. Pela regulamentação do benefício, o desconto é concedido conforme o consumo do imóvel sendo:
· 65% de desconto para clientes que consomem até 30 kWh/mês
· 40% de desconto para quem consome de 31 kWh/mês a 100 kWh/mês
· 10% de desconto para consumo de 101 kWh/mês até 220 kWh/mês
. No caso de famílias indígenas ou quilombolas, é aplicado desconto de 100% para um consumo de até 50 kilowatts/hora (kWh).
Para realizar seu cadastro, procure uma agência de atendimento da Energisa ou acesse os canais oficiais de atendimento: site energisa.com.br, whatsApp Gisa: (67) 99980-0698, aplicativo Energisa On ou 0800 722 7272.
Outro benefício - Clientes considerados baixa renda (consumo de até 220 kWh/mês) ou baixa renda eletrodependentes (consumo de até 530 kWh/mês) também podem ser beneficiados pelo Programa Energia Social: Conta de Luz Zero, concedido pelo governo de Mato Grosso do Sul.
Um dos critérios para participar é ser beneficiário do Programa Tarifa Social do Governo Federal. Para mais informações, acesse www.energiasocial.ms.gov.br ou whatsapp (67) 3314-4849 / (67) 3314-4867.
Últimas Notícias
- Produtividade - 19:10 Embrapa no Showtec 2025: Inovações para enfrentar mudanças climáticas
- Associação ao tráfico - 18:40 Parte de PCC que agia em Dourados foi preso por tráfico de drogas
- Violência - 18:20 Conselheira tutelar é agredida após informar reavaliação de tutela
- Saúde - 18:12 Ponta Porã receberá primeira sala de situação binacional do País
- Bataguassu - 17:50 Mulher busca ajuda após companheiro ameaçar "estourar seus miolos"
- Campo Grande - 17:35 Agência manda retirar 98 ônibus velhos
- H5N1 - 17:03 Frente Parlamentar sugere regionalização de status livre de gripe aviária
- Polícia - 16:44 Casal é preso por tráfico interestadual de drogas em Corumbá
- Assistência Social - 16:30 Secretaria regulamenta prêmios para Servidor Destaque e boas práticas
- Polícia - 16:20 Foragido confronta policiais e morre em Paranaíba