Economia
Comitê dos Municípios do Corredor Bioceânico busca integração regional
Ao todo são cerca de 25 municípios participantes que participaram de reunião on-line
Sábado, 02 Março de 2024 - 12:48 | Redação

A primeira reunião do Comitê Gestor dos Municípios do Corredor Bioceânico aconteceu, nesta quarta-feira (28), de forma on-line, reunindo as autoridades e lideranças. Ao todo são cerca de 25 municípios participantes.
Sob a presidência da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, as lideranças discutiram estratégias que visam desburocratizar as relações aduaneiras, facilitar o transporte de cargas e passageiros, impulsionar o comércio regional, além de diversificar a oferta de bens e serviços e promover a cooperação em iniciativas de ciência, tecnologia e inovação.
Um dos principais pontos discutidos foi a busca por eficiência logística e integração econômica. Neste sentido, algumas iniciativas precisam ser concretizadas, como a construção da Ponte que une Porto Murtinho a Carmelo Peralta e a finalização da pavimentação asfáltica, a partir de Mariscal Estigarribia, no Chaco Paraguaio.
Representante de Mariscal Estigarribia, Roque Ramón, disse que estão sendo desenvolvidas diversas atividades e já foram contratados 4 consórcios para conclusão das obras. “Estamos trabalhando para a pavimentação da rodovia e temos a previsão de finalizar em dois anos, conjuntamente com a ponte da Integração. Estamos trabalhando fortemente e acelerando os processos”, disse.
Para estarem alinhados às ações conjuntas, que objetivam potencializar o desenvolvimento de toda a região, foi definido na reunião a criação de um grupo de WhatsApp para comunicação ágil entre os membros; atenção aos aspectos sanitários, fitossanitários e ambientais para garantir a segurança e sustentabilidade das operações. Também ficou determinado a análise FOFA de cada localidade, identificando suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças; além do estudo das zonas aduaneiras e de fronteira, visando facilitar o comércio intracorredor; a identificação e superação de entraves logísticos e a discussão sobre infraestrutura para melhorar a conectividade regional.
Para a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, a reunião representou um passo significativo rumo à integração regional e ao desenvolvimento econômico sustentável. “Com uma agenda clara e objetivos bem definidos, os participantes demonstraram seu comprometimento em superar desafios e aproveitar oportunidades para construir um futuro mais próspero e integrado para a região”, concluiu.
Além disso, foi realizado um convite para a EXPOGRANDE 2024, que acontecerá de 04 a 14 de abril, destacando a importância da participação dos membros como expositores e/ou visitantes. A feira, de caráter multissetorial, proporcionará uma oportunidade única para promover os produtos e serviços da região, bem como estabelecer contatos e parcerias que impulsionem ainda mais o desenvolvimento econômico e a integração regional.
“A reunião foi um sucesso e só temos o que comemorar, estamos à frente deste grande projeto que nos levará a novos mercados e novos caminhos. Além de abrirmos espaço para os demais países com a possibilidade da vinda para a Expogrande que também abre portas para o empresário de Campo Grande se internacionalizar, visualizando novas oportunidades com o Corredor Bioceânico, principal opção de RILA para a nossa Capital”, finalizou
Últimas Notícias
- MS Ativo - 18:08 Com pavimentação, drenagem e nova via, Selvíria avança em infraestrutura
- Olímpiada de Matemática - 17:50 Estudante do MS conquista medalha de ouro na Obmep
- Investimentos no MS - 17:30 Governo de MS discute em Brasília obras que vão impulsionar logística do Estado
- Rapidez em atendimentos - 17:10 Caracol zera fila de especialidades após implantar telemedicina
- Condenação - 16:50 Erro em laudo leva clínica e médico a indenizar gestante por danos morais
- Débitos indevidos - 16:37 STF homologa plano do INSS para devolução de descontos ilegais
- Novas medidas - 16:10 TJMS aprova diretrizes para o Juiz das Garantias e audiências de custódia
- Corumbá - 15:55 Prefeito autoriza doação de área para Estado construir Hospital Regional
- Ação conjunta - 15:30 MPF se reúne com MPMS para apresentar Projeto Acolhida em Dourados
- Ataque a democracia - 15:10 STF condenou 643 denunciados por participação no 8 de janeiro