Economia
Bolsonaro critica política de preços dos combustíveis da Petrobras
Combustível mais caro vai puxar alta no preço de passagens de transportes urbanos nas próximas semanas
Sábado, 27 Novembro de 2021 - 15:00 | Redação

O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta sexta-feira (26) a política adotada pela Petrobras para definir o preço de comercialização dos combustíveis no Brasil, a PPI (política de paridade internacional). A medida faz com que os preços da gasolina, do etanol e do óleo diesel acompanhem a variação do valor do barril de petróleo no mercado internacional, bem como, a do dólar.
"Entre outros problemas, é o ICMS? Sim. Agora, qual o grande problema? Paridade com o preço internacional. Por que? Somos obrigados a importar em torno de 25% de diesel e gasolina," reclamou Bolsonaro, durante uma entrevista coletiva após um compromisso oficial no Rio de Janeiro.
Em 2021, a Petrobras aumentou o preço da gasolina 11 vezes e o preço do diesel também subiu em nove ocasiões. Segundo Bolsonaro, por conta desses reajustes, as passagens de transportes urbanos ficarão mais caras nas próximas semanas.
"Documentos e informações [indicam] que teremos alta considerável no preço de passagens de transportes urbanos. Vai bater diretamente na vida do mais pobre, mais necessitado", disse o presidente.
Não é a primeira vez que o presidente faz críticas a Petrobras. No dia 8 deste mês, Bolsonaro afirmou que acha os dividendos da empresa muito altos. "Os dividendos são, no meu entender, absurdos. Trinta e um bilhões [de reais] em três meses. Eu não quero na parte da União ter esse lucro fantástico", afirmou. No final de outubro, Bolsonaro já havia dito que a Petrobras não poderia dar um lucro muito alto, causando impacto negativo no mercado financeiro. A petrolífera registrou lucro de R$ 31,14 bilhões no terceiro trimestre deste ano.
Últimas Notícias
- Alerta do TJMS - 14:50 Golpistas se passam por juízes em MS
- Campo Grande - 14:30 Acusado do duplo homicídio de avô e neto irá a júri popular em 2026
- Poder Judiciário - 14:02 TJMS divulga feriados e estabelece pontos facultativos de 2026
- Fé - 13:45 Peregrinação de 32 km reunirá centenas de fiéis neste sábado
- Política - 13:32 Data de posse do governador e vice de MS é oficialmente alterada
- Oportunidades - 13:00 Seleção do IBGE com 242 vagas em MS tem inscrições prorrogadas
- Shows - 12:19 Dourados terá programação musical variada no Natal Encantado
- Política - 11:39 Presidente nacional do PT visita Campo Grande neste sábado
- Poder Judiciário - 11:19 TJMS cria cadastro de médicos para Notas Técnicas em Ações de Saúde
- Três Lagoas - 10:50 Homem morre em confronto com a Polícia em Três Lagoas

