Concursos
IFMS divulga gabarito da prova para cursos técnicos integrados
Candidatos podem interpor recurso contra a prova ou contra o gabarito preliminar
Terça-feira, 25 Outubro de 2022 - 07:00 | Redação

Está publicado na Central de Seleção do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) o gabarito preliminar do Exame de Seleção 2023, aplicado nesse domingo, 23, em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
No total, 2.917 candidatos fizeram a prova para ingresso nos cursos técnicos integrados da instituição, de um total de 3.417 inscritos aptos. O índice de abstenção foi de 14,63%, de acordo com a Comissão Central do Exame de Seleção 2023.
Com duração máxima de quatro horas, a prova foi composta por 30 questões de múltipla escolha, de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais.
Acesse o gabarito preliminar
Confira a prova escrita aplicada
Candidatos dos cursos cujo número de inscritos foi inferior ao de vagas ofertadas, ou que o excedeu em apenas 10%, foram dispensados da realização da prova e serão convocados diretamente em primeira chamada para realização da matrícula. Isso ocorreu em alguns cursos ofertados em Aquidauana, Coxim, Jardim e Ponta Porã.
Recurso - Os candidatos interessados podem recorrer contra a prova ou gabarito preliminar nesta terça e quarta-feira, 25 e 26. Para interpor recurso, é necessário:
- acessar a Página do Candidato na Central de Seleção do IFMS, preenchendo login e senha;
- clicar em ‘Minhas Inscrições’;
- acessar o ícone ‘Recurso’;
- preencher informações solicitadas; e
- clicar em ‘Enviar’.
Serão desconsiderados quaisquer questionamentos que não forem apresentados por meio da Central de Seleção do IFMS, estiverem fora do prazo ou que não apresentarem a devida justificativa ou fundamentação.
A publicação do gabarito definitivo está prevista para 3 de novembro.
Exame de Seleção - Por meio do processo seletivo, o IFMS oferta 1.670 vagas, distribuídas nos dez campi, para os cursos de Administração, Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.
Nessa modalidade de ensino, o estudante cursa as disciplinas da formação técnica de forma integrada às do ensino médio. Ao concluir o curso, ele pode tanto atuar na área de formação quanto ingressar no ensino superior.
Cronograma - No dia 4 de novembro será publicada a convocação para banca de heteroidentificação dos candidatos beneficiários da ação afirmativa (cotas) autodeclarados pretos ou pardos.
As bancas serão realizadas de 8 a 30 de novembro.
O resultado preliminar do processo seletivo está previsto para 14 de dezembro. Já o resultado final e a primeira chamada serão publicados no dia 21 do mesmo mês. O período de matrículas ocorrerá em janeiro de 2023.
Mais informações estão disponíveis na página do Exame de Seleção 2023.
Em caso de dúvidas sobre a seleção, o contato com o IFMS deve ser feito pelo e-mail [email protected].
Últimas Notícias
- Tributos - 18:17 Prefeitura de Dourados alerta para prazo do Refis com 60% de desconto
- Imóvel - 17:42 Correios promovem licitação para alienação de imóvel em Campo Grande
- Negócios - 17:19 Aena revoluciona aeroportos de MS com novos espaços comerciais
- Educação - 16:51 Estudantes do IFMS investigam impacto humano no meio ambiente
- Saúde Pública - 16:17 Três Lagoas inicia mutirão para atualização vacinal no dia 8 de novembro
- Oportunidades - 15:50 Um em cada três reeducandos trabalha dentro ou fora das unidades penais
- Saúde Pública - 15:18 Corumbá passa a oferecer 1.040 consultas de oftalmologia por mês
- Investimentos - 14:45 FCO já destinou R$ 2,38 bilhões de recursos para MS em 2025
- Saúde Pública - 14:17 Reestruturada, Policlínica atende duas mil crianças por mês em Dourados
- Regularização - 13:45 Prazo para contribuinte aderir ao Regulariza Corumbá termina em dezembro

