Vacina
Saiba como emitir certificado de vacina para viagens
Certificado de vacinação pode ser emitido em três idiomas e está no aplicativo ConecteSUS
Domingo, 01 Agosto de 2021 - 10:51 | Thiago Brites

O certificado de vacinação do ciclo completo dos imunizantes contra a covid-19 pode agora ser emitido em três idiomas: português, inglês e espanhol. A funcionalidade está no aplicativo ConecteSUS, disponibilizado para gestão de informações de pacientes em sua relação com o Sistema Único de Saúde (SUS).
A emissão do certificado em outras línguas pode ser útil para pessoas que desejam sair do país ou precisam apresentar essa documentação para cumprir algum tipo de exigência que demanda a comprovação da imunização.
A situação da pandemia no país levou boa parte do mundo a proibir a entrada de brasileiros. Parte das nações começou a flexibilizar essas vedações. Mas há diferentes obrigações impostas, como a apresentação de exame negativo ou o certificado de vacinação com a conclusão do ciclo vacinal.
O ConecteSUS é um dos caminhos para guardar as informações de vacinação. Quem não instala o app e se dirige a um posto de vacinação recebe um cartão que precisa ser mantido para a aplicação da segunda dose.
Caso uma pessoa perca o cartão, a orientação do Ministério da Saúde (MS) é buscar a unidade de saúde onde recebeu a primeira dose para retirar a segunda via. Segundo o MS, o uso do aplicativo evita este tipo de transtorno já que mantém as informações no sistema do SUS.
O app também traz histórico de saúde e de procedimentos realizados no SUS, como consultas e atendimentos em geral. É possível marcar consultas pelo app, desde que o paciente esteja cadastrado na unidade de saúde e no sistema do SUS.
(Com informações, Agência Brasil)
Últimas Notícias
- Campo Grande - 17:00 Invasão alerta para usuários de drogas
- Nacional - 16:50 Aposentados têm até dia 21 para aderir ao plano de devolução
- O perigo mora ao lado - 16:25 Preso vizinho que esfaqueou e matou idoso
- Investigação - 16:16 MPMS apura desmatamentos ilegais em áreas da Mata Atlântica
- Educação - 15:50 MS inspira MT em práticas de educação profissional e programa de aprendizagem
- Saúde - 15:39 Pesquisadores criam prótese com antibiótico para tratar infecções
- Corumbá - 15:15 Passageiro foge durante revista policial e deixa maconha pra trás
- Primo Oculto - 14:50 Operação combate o tráfico de drogas e organização criminosa
- Corumbá - 14:35 Defensoria aponta falha e garante suspensão de descontos de aposentado
- Política - 14:10 Senador de MS lidera missão aos EUA