Vacina
Polo indígena encerra vacinação contra Covid-19
Encerramento da imunização ocorreu na última terça-feira, na aldeia Te’ykue, em Caarapó
Quarta-feira, 18 Maio de 2022 - 18:54 | Redação

Um polo indígena de Mato Grosso do Sul que contempla a cidade de Caarapo, Juti e Laguna Carapã teve a melhor cobertura vacinal do Brasil contra a Covid-19. O encerramento da imunização ocorreu na última terça-feira (17), na aldeia Te’ykue, em Caarapó.
O diretor dos municípios com populações ribeirinhas, indígenas, quilombolas e em situação de vulnerabilidade, do COSEMS/MS e Secretário de Saúde de Laguna Carapã/MS, Danilo José Pagnussat, conta que “todos os municípios de MS que possuem povos indígenas ajudaram os polos na campanha, seja fornecendo combustível, alimentação, transporte dos imunizantes, RH e até mesmo capacitação para os profissionais. Um trabalho que somou esforços e teve um excelente resultado, parabéns a todos os envolvidos”, disse.
O Secretário de Saúde de Caarapó, Vinício de Faria, esteve na cidade que sediou o encerramento e explicou que “com o trabalho conjunto, o polo regional, formado por Caarapó, Laguna Carapã e Juti, atingiu o melhor índice de vacinação das aldeias indígenas do Brasil. São mais 8 mil indígenas no Polo. Tivemos a cobertura de Covid mais de 100% da população acima de 5 anos, e na multivacinação mais de 90% do público-alvo” afirma.
O evento contou com o Secretário especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Reginaldo Ramos Machado, com o Coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena de MS, Luiz Antônio de Oliveira Júnior; o Prefeito de Caarapó, André Nezzi; o Prefeito de Juti, Gilson Cruz; a Vice-Prefeita de Laguna Carapã, Zenaide Espíndola; e da Secretária de Juti, Makieli da Silva Cunha, além de lideranças indígenas e servidores dos polos indígenas.
O Mês de Vacinação dos Povos Indígenas é coordenado anualmente pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde. Os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) fizeram uma força-tarefa, com a missão de imunizar mil indígenas aldeados em todas as regiões do país para fortalecer a vigilância epidemiológica das doenças imunopreveníveis nas aldeias e intensificar as atividades de rotina para completar esquemas de vacinação.
Últimas Notícias
- Saúde - 18:38 Câmara debate regulação hospitalar e desafios do SUS em Campo Grande
- Acidente grave - 18:00 Empresário morre em colisão em rodovia
- Campo Grande - 17:50 Dupla presa com 2,5 toneladas de maconha em carga de fertilizantes
- Acolhimento humanizado - 17:35 Dourados recebe novos profissionais para atendimento aos migrantes na cidade
- Poder Legislativo - 17:17 Decreto Legislativo aprova Balanço Geral do Governo relativo a 2023
- Sustentabilidade na Pecuária - 16:55 Case sustentável em agroindústria representará MS na COP 30
- "Freeloader" - 16:32 Operação combate queima e exploração ilegal de terras da União
- Gestão pública - 16:00 Governo inicia planejamento para 2026
- Água Clara - 15:43 Preso terceiro envolvido em morte de homem jogado em lago
- Red Flag - 15:28 Esquema de tráfico de drogas por via aérea é investigado pela PF

