Política
Senadores de MS lideram comissão que trata das relações com os EUA
Nelsinho Trad preside a comissão e a senadora Tereza Cristina foi designada relatora dos trabalhos
Sábado, 09 Agosto de 2025 - 16:50 | Agência Senado

Foi realizada nesta quinta-feira (7) a instalação e a primeira reunião da Comissão Temporária Externa para interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os Estados Unidos.
A reunião foi conduzida pelo presidente do colegiado, senador Nelsinho Trad (PSD-MS). A senadora Tereza Cristina (PP-MS) foi designada relatora dos trabalhos.
A criação dessa comissão foi aprovada pelo Senado em 15 de julho. Sua primeira atividade foi o envio de uma missão oficial a Washington, capital norte-americana, entre os dias 28 a 30 de Julho.
Os oito senadores do colegiado estiveram nos Estados Unidos para abrir o diálogo e buscar caminhos em prol de negociações que pudessem resultar na redução e no adiamento da tarifa de 50% imposta pelo governo norte-americano a uma série de produtos brasileiros.
Eles trabalharam para promover o intercâmbio de informações e fortalecer o diálogo institucional com autoridades (como os congressistas norte-americanos) e organismos internacionais sobre a relação político-econômica entre Brasil e Estados Unidos.
— A participação do Senado, por meio dessa comissão, reveste-se de fundamental importância na busca de uma política externa alinhada aos interesses nacionais. Dessa forma, encontra-se oficialmente instalada a referida comissão — declarou Nelsinho durante a reunião.
Tarifaço - Desde quarta-feira (6) passou a vigorar a tarifa de 50% imposta pelo governo norte-americano a cerca de 95 categorias de produtos brasileiros — aproximadamente 3,8 mil itens específicos.
Cerca de 700 produtos nacionais que seriam inicialmente taxados acabaram sendo excluídos da lista. Dessa forma, o "tarifaço" não está sendo imposto a produtos como petróleo e outros produtos energéticos, minérios de ferro, suco de laranja, polpa de madeira e celulose, aviões e peças para aeronaves.
Nelsinho salientou que a questão ainda perdurará por algum tempo e que seus efeitos serão sentidos nas economias dos dois países. A comissão tem o prazo de 60 dias para manter interlocuções que ajudem a resolver o impasse entre os dois governos.
— As tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos aos produtos comercializados pelo Brasil têm gerado efeitos adversos para o país, afetando diretamente a competitividade das nossas exportações, especialmente em setores centrais da economia brasileira. (...) Agora abriremos as discussões e encaminhamentos dos próximos passos para que essa missão cumpra o seu papel — afirmou ele.
Além de Nelsinho Trad e Tereza Cristina, também compõem a comissão os senadores Carlos Viana (Podemos-MG), Jaques Wagner (PT-BA), Rogério Carvalho (PT-SE), Esperidião Amin (PP-SC), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Fernando Farias (MDB-AL).
Fonte: Agência Senado
Últimas Notícias
- Saúde - 18:18 Fiocruz fecha acordo para produzir canetas emagrecedoras no Brasil
- Poder Público - 17:50 Dourados lança projeto e incentiva a capacitação de jovens
- Diretos Humanos - 17:35 Combate à fome precisa de sensibilidade e política de Estado, diz Lula
- Esporte - 17:10 Jogos Escolares definem campeões do futsal e do voleibol em segunda fase
- Política - 16:50 Senadores de MS lideram comissão que trata das relações com os EUA
- Dia 12 - 16:32 Dourados e Sebrae apresentam resultados do Programa Cidade Inteligente
- Nacional - 16:16 Comisão examina sugestão que protege dubladores da concorrência da IA
- Concurso - 15:55 Foto da Lagoa Misteriosa de MS conquista prêmio internacional de fotografia
- Direitos Humanos - 15:32 Ligue 180 recebe 86 mil denúncias de violência contra mulher até Julho
- Internacional - 15:15 Lula recebe ligação de Putin e conversa sobre guerra na Ucrânia