• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

MS pode instituir campanhas de conscientização do câncer em pets

Proposta inclui no calendário oficial do Estado as Campanhas Outubro Rosa Pet e Novembro Azul Pet

Sexta-feira, 31 Outubro de 2025 - 08:32 | Redação


MS pode instituir campanhas de conscientização do câncer em pets
(Foto: Adobe Stock)

Mato Grosso do Sul poderá estender as campanhas de prevenção e combate aos cânceres de mama e de próstata aos animais de estimação. É o dispõe o Projeto de Lei 275/2025, de autoria do deputado Zé Teixeira (PSDB), apresentado pelo parlamentar nesta terça-feira (28) durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa (ALEMS). A proposta inclui no calendário oficial do Estado as Campanhas Outubro Rosa Pet e Novembro Azul Pet.

De acordo com a proposta, as campanhas objetivam contribuir para “a conscientização dos tutores de animais de estimação quanto à importância da prevenção do câncer de mama e das doenças que acometem a próstata, por meio da castração dos animais e da realização de exames regulares para diagnóstico precoce”.

As campanhas serão realizadas com em paralelo às já realizadas para mulheres e homens. A ideia é sensibilizar os tutores de animais de estimação sobre a importância da prevenção do câncer de mama e das doenças que acometem a próstata, por meio da castração dos animais e a realização de exames regulares para diagnóstico precoce.

MS pode instituir campanhas de conscientização do câncer em pets
(Foto: Luciana Nassar/ALEMS)

“O câncer de mama e as doenças de próstata não são uma exclusividade dos humanos”, lembra o deputado Zé Teixeira na justificativa da proposta. “Nos animais de estimação, como cães e gatos, a incidência dessas doenças também está aumentando consideravelmente, dado o aumento nas suas expectativas de vida e uma cultura ainda incipiente de castração dos animais”, acrescenta.

Depois do período de pauta para eventual recebimento de emendas, a proposta seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável quanto à constitucionalidade e outros aspectos legais, o projeto continua tramitando com votações nas comissões de mérito e em sessões plenárias.

(Fonte: Assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa)

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  projeto-de-lei  animais  campanha  cancer