Política
Projeto garante tratamento e combate à discriminação de pessoas com gagueira
Cerca de 5% da população desenvolve distúrbios na fluência da fala durante a infância
Domingo, 23 Outubro de 2022 - 12:39 | Agência Câmara

O Projeto de Lei 2461/22 cria a Lei de Atenção à Gagueira e à Pessoa que Gagueja. O objetivo é assegurar a todos o direito ao diagnóstico precoce e ao tratamento multiprofissional e interdisciplinar do distúrbio neurobiológico, evitando qualquer tipo de discriminação com pessoas gagas. O projeto está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.
O texto define gagueira como “distúrbio do neurodesenvolvimento, iniciado na infância, que afeta a fluência da fala”, principalmente em razão de repetições de sons e sílabas, do prolongamento de sons e do bloqueio de sons involuntários”.
O projeto obriga o Poder Executivo a viabilizar instrumentos para o diagnóstico correto e precoce e para o tratamento multiprofissional e interdisciplinar voltado à pessoa que gagueja, protegendo-a de toda forma de negligência, discriminação e exploração.
Segundo o deputado José Nelto (PP-GO), autor da proposta, cerca de 5% da população mundial desenvolve a gagueira durante a infância, sendo cerca de 1% a porcentagem de gagos na vida adulta.
Depressão - “O modo de se comunicar está totalmente ligado ao relacionamento social, quando há alguma dificuldade no caminho, são grandes as chances de a pessoa desenvolver problemas psicológicos, como ansiedade, depressão e falta de autoestima”, diz o autor.
O projeto estabelece ainda como dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer ameaça ou violação de direitos da pessoa em razão de sua gagueira.
Segundo a proposta, a nova lei terá como objetivos:
- incentivar, em toda a rede pública de ensino, atividades e campanhas voltadas ao esclarecimento sobre a gagueira, incluindo causas e impactos na qualidade de vida da pessoa que gagueja;
- combater toda forma de discriminação contra a pessoa que gagueja; e
- garantir o acesso a atendimento e tratamento necessários.
Tramitação - A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Últimas Notícias
- Dia "S" - 15:15 Governo de MS mobiliza servidores a desenvolver ações sustentáveis
- Justiça - 14:55 Após quatro anos de espera, idoso faz cirurgia com apoio da Defensoria
- Turismo - 14:33 MS integra ranking das regiões que impulsionam o turismo no Brasil
- Economia - 14:15 Produção industrial sobe 0,1% em junho, depois de dois meses de queda
- Meio Ambiente - 13:50 Itaipu e Receita Federal fazem contrabando virar energia limpa
- Juventude Rural - 13:33 Nova lei incentiva jovens a permanecerem no campo com acesso a crédito
- Interior - 13:13 Jovem morre prensado em porta
- Nota de Repúdio - 12:12 Defensoria repudia grito de guerra violento de novos soldados da PM
- Polícia Militar - 11:53 Passageiro de ônibus é preso transportando skunk em Corumbá
- Meio Ambiente - 11:32 Governo suspende queima controlada até Novembro no Estado