Política
Policiais que apreenderem armas ilegais poderão ser recompensados
Projeto de lei propõe que os recursos para esses pagamentos venham do Fundo Nacional de Segurança Pública
Quarta-feira, 16 Julho de 2025 - 09:54 | Agência Senado

O projeto que prevê recompensa em dinheiro para policiais que apreendem armas de fogo ilegais está na pauta da Comissão de Segurança Pública (CSP). O colegiado se reúne na terça-feira (15), às 11h, para votar quatro matérias — incluindo essa proposta.
Presidente da CSP, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) é o relator das quatro matérias.
O PL 82/2023 é o projeto de lei que prevê a recompensa. Quem o apresentou foi o senador Marcos do Val (Podemos-ES). Ele propõe que os recursos para esses pagamentos venham do Fundo Nacional de Segurança Pública.
A iniciativa conta com relatório favorável de Flávio Bolsonaro. Ele argumenta que “o estabelecimento de recompensa pecuniária a policial que, em serviço, apreender arma de fogo ilegal proveniente de crime é medida de incentivo ao combate à criminalidade, além de contribuir para a valorização do profissional de segurança pública”.
Outro projeto de lei de Marcos do Val em análise na CSP é o PL 1.103/2023, que cria o Conselho Nacional de Proteção do Profissional de Segurança Pública — que seria instituído no âmbito do Ministério da Justiça. Flávio Bolsonaro, no entanto, apresentou relatório contrário a essa matéria.
Também está na pauta da comissão o PL 5.002/2024, projeto de lei do senador Magno Malta (PL-ES). Essa proposta determina que, quando o regime aberto for imposto em decorrência de conversão por descumprimento de pena restritiva de direitos, o juiz deverá exigir do condenado a prestação de serviços à comunidade ou a prestação pecuniária. A iniciativa conta com relatório favorável de Flávio Bolsonaro.
Além disso, há o PL 2.834/2022, projeto de lei do senador Fabiano Contarato (PT-ES) que prevê compensação financeira a ser paga pela União em caso de morte ou invalidez de agente de segurança pública em serviço. Flávio Bolsonaro ainda não apresentou seu relatório sobre essa proposta.
(Foto: Agência Senado)
Últimas Notícias
- Nova Andradina - 18:50 Carga irregular de agrotóxicos é apreendidas e condutor é detido
- Campo Grande - 18:10 Sarau Multicultural comemora trabalho de 40 anos de artista
- BR-376 - 17:40 Ciclista de 15 anos morre atropelado por carro em rodovia
- Dengue - 17:05 Prefeitura reforça alerta contra a dengue diante de chuvas constantes em Dourados
- Imasul - 17:00 Campanha abre prazo de 90 dias para regularização de barragens, açudes e reservatórios artificiais em MS
- Saúde - 16:50 Proposta de R$ 15,9 milhões vence leilão
- Atenção - 16:31 Agetran informa as interdições para o fim de semana
- "Castelo de Cartas" - 16:09 Operação visa grupo criminoso envolvido em fraudes em Campo Grande
- Ajuda financeira - 15:50 Produtores terão apoio da Prefeitura para crédito e programas no campo
- Volta às aulas 2026 - 15:33 Mensalidades escolares têm variação de 270% em Campo Grande

