• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Prefeitura reforça alerta contra a dengue diante de chuvas constantes em Dourados

Ações do CCZ se intensificam nos distritos e bairros enquanto município registra 177 casos da doença em 2025

Quinta-feira, 04 Dezembro de 2025 - 17:05 | Redação


Prefeitura reforça alerta contra a dengue diante de chuvas constantes em Dourados
Nesta semana, agentes de endemias percorrem todas as regiões do município, com foco especial nos distritos de Itahum, Indápolis, Panambi e Vila São Pedro. (Arquiv: A.Frota)

A Prefeitura de Dourados, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ampliou o alerta à população para prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti diante das chuvas frequentes que marcam o período de transição entre primavera e verão. Nesta semana, agentes de endemias percorrem todas as regiões do município, com foco especial nos distritos de Itahum, Indápolis, Panambi e Vila São Pedro.

Segundo a coordenadora do CCZ, Priscila da Silva, o objetivo é reforçar orientações e pedir maior atenção dos moradores diante das condições climáticas. Apenas na segunda-feira (1), a cidade registrou 20 mm de chuva, conforme dados do Guia Clima Embrapa, e a terça-feira (2) também começou com previsão de tempo chuvoso.

“O CCZ tem solicitado a contribuição de cada morador, para que redobre os cuidados neste período mais chuvoso, sempre com o foco em proteger a vida”, destacou a diretora. Ela reforça que o mosquito transmite não apenas dengue, mas também zika e chikungunya.

Em 2025, o município contabiliza 177 casos confirmados de dengue. Desse total, 37 pacientes precisaram de internação e dois óbitos foram registrados. Apesar de Dourados estar em nível de baixa incidência, o trabalho contínuo da Prefeitura busca prevenir novos surtos. A Vigilância Sanitária tem intensificado notificações em imóveis que descumprem medidas básicas de saúde, garantindo cobertura em todas as áreas, incluindo distritos e zona rural.

As equipes atuam também em bairros como Jardim Flórida I e II, Vila Hilda, Parque do Lago II, Jardim das Primaveras, Jardim Itália, Novo Horizonte, Vila Popular, Jardim Cuiabazinho, Vila Amaral, Izidro Pedroso e Água Boa.

Com a chegada das chuvas de verão, o município reforça a necessidade de colaboração da população para eliminar focos do mosquito — como recipientes com água parada e caixas d’água destampadas. A conscientização coletiva é considerada fundamental para conter a propagação das doenças.

A Prefeitura lembra que o combate à dengue é responsabilidade de todos e orienta que moradores denunciem imóveis com possíveis criadouros. O atendimento ocorre pelo telefone ou WhatsApp (67) 2222-2074, no horário de funcionamento do CCZ.

 

 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  mato-grosso-do-sul  dourados  dengue  prevencao