Política
Doentes renais crônicos são reconhecidos como pessoas com deficiência em MS
Nova lei estadual garante inclusão social e direitos para pacientes em tratamento de hemodiálise
Sábado, 18 Outubro de 2025 - 17:32 | Sandra Salvatierre

Pacientes com doença renal crônica passam a ser reconhecidos como pessoas com deficiência em Mato Grosso do Sul a partir do dia 16, garantindo acesso a direitos, inclusão social e benefícios previstos por lei. A medida, instituída pela Lei Estadual 6.485 de 2025, de autoria do deputado Paulo Corrêa (PSDB), reforça a proteção e o amparo a quem depende de tratamento contínuo de hemodiálise.
De acordo com a pasta, a legislação estabelece que pessoas diagnosticadas com doença renal crônica e em tratamento no estado “poderão ser reconhecidas como pessoas com deficiência, desde que se enquadrem nos requisitos previstos na Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015”.
Segundo a lei federal, será considerada pessoa com deficiência “aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”, respeitando o disposto no § 1º do art. 2º da mesma legislação.
O deputado Paulo Corrêa destacou que, de acordo com estimativas do IBGE, mais de 10% da população com doença renal crônica têm mais de 65 anos. Além disso, 90% dos pacientes enfrentam extrema vulnerabilidade socioeconômica, pois não conseguem trabalhar durante o tratamento contínuo de hemodiálise.
“Sabemos que os pacientes que dependem da hemodiálise para substituir a função dos rins apresentam impedimento de longo prazo de natureza física e, obviamente, devem ter reconhecida e equiparada a condição de pessoa com deficiência. Outros estados já incluíram essa equiparação em suas leis e, em atendimento ao princípio da dignidade humana, esta lei visa à inclusão social e ao acesso a direitos para o bem-estar da população renal crônica”, afirmou Paulo Corrêa.
Com a aprovação da lei, pacientes renais crônicos passam a ter acesso ampliado a direitos de inclusão, mobilidade, assistência e benefícios sociais, reforçando o compromisso do estado com a dignidade e a cidadania dessas pessoas.
Últimas Notícias
- Tacuru - 18:32 Condutor é preso transportando haxixe marroquino na MS-295
- Fátima do Sul - 18:10 Autor de tentativa de feminicídio é preso após invasão à casa da ex
- Naviraí - 17:50 Quatro funcionários de empresa de energia são presos por furto
- Alcinópolis - 17:30 Idoso é preso por ameaçar ex-convivente com facão
- Manifestação - 17:10 Indígenas bloqueiam anel viário em protesto contra avanço do Marco Temporal, em Dourados
- Parlamento - 16:50 ALEMS aprova PEC que altera data da posse do governador e vice em MS
- Furto - 16:31 Vídeo: Depois de cinco meses, polícia recupera motocicleta furtada em atacadista
- Campo Grande - 16:00 Assaltante invade casa de delegado e é preso
- Natal - 15:50 Jardim de Natal abre programação no dia 12 com a chegada do Papai Noel
- Fauna - 15:30 Novo centro de triagem em Três Lagoas reforça preservação ambiental

