Política
Comissão de Agricultura aprova criação da Política Nacional para Manejo do Pequi
Para relatora, Soraya Thronicke, frutos do Cerrado têm valor cultural, socioeconômico e ambiental
Sexta-feira, 12 Abril de 2024 - 11:32 | Agência Senado

A Comissão de Agricultura (CRA) aprovou, nesta quarta-feira (10), o projeto que cria política nacional para o manejo sustentável, plantio, extração, consumo, comercialização e transformação do pequi e demais frutos nativos do Cerrado. Já aprovado pela Câmara dos Deputados, o PL 1.970/2019 recebeu voto favorável da relatora, senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), e agora será analisado pelo Plenário.
O projeto proíbe a derrubada e o uso predatório de pequizeiros, exceto quando autorizada pelo órgão competente, nos casos em que a árvore estiver morta ou seca, quando estiver dificultando a implantação de projeto agrossilvipastoril ou quando estiver em área destinada a serviço de utilidade pública.
Conforme a proposta, a política de manejo do pequi tem como objetivos, entre outros, incentivar a preservação de áreas de ocorrência do pequizeiro e de outros produtos nativos do Cerrado; identificar as comunidade tradicionais que vivam da coleta desses frutos; pesquisar o folclore relacionado ao tema e promover eventos culturais a fim de estimular o turismo; incentivar o comércio desses produtos e desenvolver selos de qualidade e de procedência.
De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a extração nacional do pequi foi de mais de 74 mil toneladas em 2021, sendo Minas Gerais o estado responsável por mais da metade da produção. Baseada em publicação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Soraya pontua a importância cultural e socioeconômica do pequi e de outras frutas do Cerrado.
“O pequi é um símbolo da Região Centro-Oeste, mas são muitas as espécies vegetais que têm importância cultural, socioeconômica e ambiental. Dentre os citados pela UFMS, estão vários frutos popularmente conhecidos, como araticum, buriti, butiá, cagaita, cajá, jabuticaba, jenipapo, mangaba, marmelo, pitanga e pitomba”, diz a senadora.
Fonte: Agência Senado
Últimas Notícias
- Dia da Gestante - 19:00 Gestação Humanizada reduz afastamento e apoia mães no retorno ao trabalho
- TJMS - 18:56 Mutirão da Energisa no TJMS tem 50 audiências e R$ 535 mil em acordos
- Esporte - 18:32 4ª Copa Amador da Capital tem 58 times e premiação de R$ 35 mil
- Ação conjunta - 18:00 Um morto e cinco presos em operação
- Campo Grande - 17:54 Autor de execução com seis tiros é condenado a mais de 12 anos
- Campo Grande - 17:33 Mutirão Todos em Ação terá edição especial neste sábado na Vila Popular
- Oportunidades - 17:10 Grupo Sabin oferece curso gratuito voltado a PCDs em todo o País
- Saúde - 16:55 Surto na Bolívia acende alerta e Três Lagoas inicia 'dose zero' do sarampo
- Cultura - 16:40 Clube de Leitura do Sesc retorna neste sábado no Teatro Prosa
- Amplavisão - 16:30 Imagem: o maior patrimônio do político, por Manoel Afonso