Política
Aluno com TDAH deverá ter lugar diferenciado na sala de aula
A Lei foi sancionada para as escolas públicas e privadas do Mato Grosso do Sul
Quarta-feira, 11 Novembro de 2020 - 18:30 | Marina Romualdo

A Lei 5.593 sancionada obriga as escolas públicas e privadas no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul (MS), disponibilizarem cadeiras em locais determinados aos portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A Lei é da autoria do deputado Barbosinha (DEM).
O Poder Público deve desenvolver e manter o programa de acompanhamento integral, compreendo ações intersetoriais que objetivem identificação precoce de transtorno, o encaminhamento do aluno para diagnóstico, atenção educacional nas escolas e o atendimento terapêutico especializado na rede de saúde.
As unidades escolares públicas e privadas irão disponibilizar um lugar estratégico dentro da sala de aula para que possa potencializar o aprendizado dos alunos com TDAH, além disso, deverão prever flexibilização do tempo na execução de atividades e avaliações, quando necessário. As escolas deverão prever em proposta pedagógica e prover na organização das práticas educacionais, estratégias metodológicas diferenciadas e recursos tecnológicos, assegurado o acompanhamento específico.
Está previsto também na nova norma a divulgação na comunidade escolar sobre o TDAH, dislexia e outros transtornos funcionais de aprendizagem, visando esclarecer e romper com estigmas e estereótipos e promovendo a inclusão plena do educando em todos os espaços escolares e sociais.
As necessidades específicas que requeiram intervenção terapêutica da saúde serão atendidas por equipe composta de profissionais necessários ao desempenho da abordagem, com metas de acompanhamento e interlocução com as escolas públicas ou privadas.
Últimas Notícias
- Varíola dos macacos - 18:00 Varíola dos macacos: entidades criticam estigma a homossexuais
- Maria da Penha - 17:24 Lei Maria da Penha completa 16 anos neste domingo
- Eleições - 17:00 Eleições 2022 mantém maioria do eleitorado feminina, com 53%
- Campo Grande - 16:27 Prefeitura convoca aprovados em processo seletivo
- Educação - 15:36 Projeto cria exceções para permitir ocupação simultânea de duas vagas em cursos de graduação
- Ajuda - 15:10 Caminhoneiros começam a receber benefício emergencial nesta terça
- Capital - 14:30 Senac oferece workshops gratuitos durante a Expo Vip Beleza na Capital
- Saúde - 14:05 Número de eleitores que declaram ter deficiência cresce 35%, diz TSE
- Saúde - 13:34 Anvisa recebe pedido de registro para teste de varíola dos macacos
- Mega-sena - 13:02 Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 8 milhões