Polícia
Suspeito é detido em operação de combate a cibercrime
Campo-Grandense teria acessado dados sigilosos do Tribunal de Justiça da São Paulo
Terça-feira, 17 Novembro de 2020 - 14:36 | Redação

A Operação Effusis contou com apoio de policiais do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) e da Delegacia Virtual (DEVIR) da Polícia Civil de Mato grosso do Sul que junto com equipes de São Paulo cumpriu mandado de busca e apreensão em Campo Grande. A ação voltada ao combate a crimes cibernéticos se deu após documentos e fatos sigilosos relacionados à uma complexa investigação de tráfico de drogas da Delegacia de Polícia do município de Presidente Bernardes (SP) serem divulgados, inclusive em redes sociais.
Diante disso, utilizando métodos de investigação a crimes praticados no ciberespaço, contando com o ativo apoio de policiais do Dracco e da Devir foi possível identificar o ponto de acesso em que houve a conexão à internet para download do arquivo sigiloso junto ao sistema do Tribunal de Justiça de São Paulo, tratando-se de um endereço residencial em Campo Grande.
Com as devidas autorizações judiciais, policiais civis de Presidente Bernardes juntamente com equipes policiais especializadas do Dracco e da Devir realizaram buscas na residência alvo, apreendendo equipamentos eletrônicos utilizados pelo investigado. O suspeito de ter praticado o acesso foi levado até a sede da Dracco para prestar esclarecimentos.
De acordo com o delegado Daniel Viudes, da Polícia Civil de São Paulo, um dos focos dos trabalhos é subsidiar a continuidade das investigações. “A diligência alcançou o resultado esperado, sendo que com a sequência dos trabalhos de inteligência policial, certamente novas fases da operação serão desencadeadas”, disse.
A expressão latina “Effusis" que dá nome a operação, significa transmissão, difusão, fazendo alusão ao ilegal compartilhamento de conteúdo investigativo sigiloso em redes sociais.
Últimas Notícias
- Política - 13:38 Ex-presidente Jair Bolsonaro recebe alta hospitalar
- Internet Gratuita - 13:35 Prefeitura de Corumbá garante Wi-Fi gratuito em ônibus urbanos
- Meio Ambiente - 13:00 Redução de áreas queimadas em MS
- Oportunidades - 12:18 Prazo de inscrição para o 34º Concurso da Magistratura termina neste dia 18
- Caminhoneiros - 11:45 Dia Nacional do Caminhoneiro lembra importância da categoria
- Condenação - 11:28 Ex-prefeito de Bandeirantes é condenado por promoção pessoal com dinheiro público
- Bolsonaro - 11:09 Bolsonaro melhora após hidratação e tratamento medicamentoso
- Economia - 10:50 Procon divulga pesquisa de preços de produtos para pets em Três Lagoas
- Bataguassu - 10:25 Jovem de 25 anos morre durante treino em academia de Bataguassu
- Record TV - 10:10 Michelle Barros, Rayane Figliuzzi, Renata Muller e Saory Cardoso vão participar da prova do fazendeiro