• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Dono de farmácia é preso por venda de medicamentos impróprios

Alimentos vencidos também eram comercializados no estabelecimento comercial alvo de fiscalização

Sexta-feira, 22 Agosto de 2025 - 08:00 | Issel Chaia


Dono de farmácia é preso por venda de medicamentos impróprios
Grupo em aplicativo de mensagens intitulado "Farmácia Livre" era voltado para o comércio ilegal de medicamentos de uso restrito. (Foto: Divulgação/PCMS)

O proprietário de uma farmácia, localizada no Bairro Cidade Morena, foi preso em flagrante, na manhã desta quinta-feira (21), pelo comércio de medicamentos e alimentos impróprios para o consumo, em Campo Grande.

Oito investigados são suspeitos de participação em grupo de WhatsApp chamado "Farmácia Livre", voltado para venda ilegal de medicamentos de uso restrito. Houve o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão em estabelecimentos e residências dos investigados.

No carro do dono da farmácia, foram localizados diversos medicamentos e soros fisiológicos guardados de forma irregular, sem as devidas condições técnicas e temperatura necessários. No estabelecimento fiscalizado, produtos alimentícios fora do prazo de validade foram encontrados. Ainda, medicamentos de controle especial sem origem comprovada, de uso exclusivo hospitalar e emagrecedores proibidos.

O autor foi encaminhado para a Decon e autuado em flagrante pelos crimes contra as relações de consumo, previstos no artigo 7º, incisos II e IX, da Lei nº 8.137/1990, com pena prevista de dois a cinco anos de detenção, sem a possibilidade de arbitramento de fiança na fase policial.

A ação ocorreu durante a operação "Galeno", deflagrada às 6 horas de hoje, por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (DECON), com ação conjunta dos policiais civis da DEAJI, GARRAS, POLINTER, DEDFAZ e DECAT, além dos fiscais da Vigilância Sanitária do município, do Procon/MS e do Conselho Regional de Farmácia.

Para denúncias ao Conselho Regional de Farmácia (CRF), basta entrar em contato pelo telefone: (67) 3325-8090.

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  campo-grande  medicamentos  consumo  decon