Maus-tratos
Com uma das patas quebradas, devorado por bichos de pele e desnutrido, pitbull é resgatado
Sem condições de cuidar do animal, moradora que recolheu pitbull na rua acionou delegacia

Uma moradora de 63 anos, do Bairro Chácara das Mansões, em Campo Grande, acionou a Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista) para resgatar um cão da raça pitbull abandonado que estava mantendo em casa. O animal foi encontrado com uma das patas quebradas, diversas feridas e partes das extremidades comidas por bichos de pele.
Com apoio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e ONGs protetoras dos animais, o pitbull foi recolhido e encaminhado a uma clínica veterinária. Ele era mantido preso a uma corrente do lado de fora do quintal da chácara.

A moradora contou que o animal apareceu na propriedade há alguns meses, ferido e com fome. “Nós demos comida e ele foi ficando, mas aí começou a atacar meus outros cachorros, matar as galinhas e até um gato. Como não sabíamos o que fazer porque ele não ia embora, prendemos ele”, contou a idosa Aparecida Tavares.
Vivendo em condições precárias e sem dinheiro para bancar o tratamento do animal, a situação se agravou. Na tarde desta terça-feira (2), policiais da Decat, uma equipe do CCZ e representantes das OGNs Pedacinho do céu e Vira-Latas, além do COMBEA (Conselho Municipal do Bem-Estar Animal), estiveram no local para verificar a denúncia e resgatar o cão.
Apesar do cachorro estar bastante debilitado, a mulher não foi autuada e presa em flagrante pelo crime de maus-tratos, diante do cenário de vulnerabilidade social.
“Não foi constatada a questão da má fé em relação ao animal. A moradora pediu ajuda a delegacia porque não conseguia arcar com as despesas do tratamento, por falta de condições econômicas, o que demonstra uma preocupação e afasta o dolo da conduta”, explicou o delegado Maércio Alves Barbosa durante ocorrência.
Decat em Ação - Com uma atuação preventiva e voltada ao bem-estar dos animais, a delegacia iniciou o Projeto “Decat em Ação”, onde todos os animais atendidos pela Especializada são encaminhados para lares temporários ou adotivos e acompanhados pelo projeto. Os animais também recebem atendimento veterinário, por meio de voluntários que colaboram.
O pitbull resgatado pelo CCZ foi encaminhado a clínica veterinária Cãopanhia para receber atendimento. As despesas, assim como na maioria dos casos de maus-tratos e abandono, são bancadas por voluntários que tiram do próprio bolso para acolher os animais, até que eles encontrem lares temporários.
De acordo com Valéria Marques, da ONG Vira-Latas e do Conselho Municipal do Bem-Estar Animal, o principal impasse a cada resgate é encontrar local para encaminhar os cães e gatos.
“O maior problema é que não temos para onde levar os cães que, normalmente, estão em estado deplorável, precisando de tratamento. As ONGs estão lotadas, o CCZ não tem condições de realizar esse serviço e falta amparo do poder público que não é suficiente”, comentou.
Cultura do abandono - Abandonar animais nas ruas é crime e, para Tereza Bandeira, vice-presidente ONG Pedacinho do Céu, ainda demonstra a falta de consciência das pessoas.
“Nós precisamos trabalhar para acabar com abandono. Nos colocamos a disposição para atender esses animais, com todo amor, mas precisamos de uma contra partida da sociedade. Enquanto as pessoas não compreenderem a importância do animal cuidado, o que também é uma questão de saúde pública, a situação irá se repetir. É preciso que as pessoas se comovam com essa situação e não abandonem animais doentes”, apela a protetora dos animais que, por enquanto, vai ficar responsável pelo pitbull resgatado.
Colaboração: O pitbull resgatado no Bairro Chácara das Mansões, em Campo Grande, na tarde desta terça-feira (2), segue internado na Cãopanhia Clínica Veterinária. Doações financeiras para ajudar a pagar o tratamento podem ser feitas diretamente na clínica ou por meio do contato da Ong Pedacinho do Céu, no número (67) 9 9145-0612. Voluntários também estão à procura de um lar temporário para o animal.
Veja Também
Irmã do acusado de matar Maria da Penha é presa por tráfico de drogas
Na casa foram encontrados porções de cocaína, uma quantia em dinheiro e quatro celulares
Justiça condena um dos líderes de descaminho do interior de MS
Acusado chefiava organização criminosa especializada na importação ilegal de mercadorias
Jovem de 22 anos é atingido por disparos de arma de fogo
Vítima estava conversando com uma menina quando foi alvejado no bairro Cahab ll
Menina de 12 anos desaparecida estava na casa do namorado
Vítima contou que manteve relação sexual com autor e que estavam "quase" namorando
Indígenas sofrem ataques e reclamam de clima de terror em Naviraí
Comunidade foi atacada ao mesmo tempo que ocorria o "Massacre de Guapoy", em Amambai (MS)
Jovem morto foi perseguido por homens que estavam em motocicletas
Vando Rodrigues dos Santos morreu na hora; Já Samuel Bonel está em estado grave no hospital