• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Operação Carga Pesada desarticula grupo de roubo à caminhões

Ação da Polícia Civil de SP conta com apoio local da DRACCO/MS

Terça-feira, 01 Julho de 2025 - 18:37 | Issel Chaia


Operação Carga Pesada desarticula grupo de roubo à caminhões
(Foto: Divulgação/PCMS)

A Operação Carga Pesada, deflagrada pela Polícia Civil de São Paulo, por intermédio do Núcleo de Polícia Judiciária do 125º Distrito Policial da Capital, conta com o apoio do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (DRACCO), afim de cumprir mandados de prisão temporária, busca e apreensão no território sul-mato-grossense.

Cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária foram cumpridos em Campo Grande, resultando na prisão de um dos alvos. Dez aparelhos celulares também foram apreendidos, além de um cofre, e a condução de duas pessoas à delegacia para esclarecimentos, que foram ouvidas e liberadas. Mais de 20 policiais civis foram mobilizados na ação, com equipe de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Os alvos são membros de uma organização criminosa especializada em roubos de caminhões, crimes marcados pela restrição da liberdade das vítimas, que eram investigados pelos 125º DP da Capital Paulista. Como modus operandi, o grupo atraia motoristas por meio de plataformas online de frete, simulando negociações e, ao se encontrarem, eram submetidos a cárcere privado, enquanto os caminhões eram subtraídos.

Além da capital sul-mato-grossense, a cidade de Guarulhos (SP) também teve mandados cumpridos, sendo preso um dos principais executores - responsável pela abordagem dos condutores e de mantê-los em cativeiro. Já o líder da organização criminosa foi preso em Itapema (SC), onde residia. Nesta última prisão, os policiais apreenderam vários bens de alto valor, como relógios da marca Rolex, um carro de luxo, uma moto de alta cilindrada e foi determinado o sequestro de um helicóptero Robinson R44 (modelo Raven II), avaliado em aproximadamente R$ 3 milhões de reais, com indícios de enriquecimento ilícito advindo das ações criminosas.

Segundo as investigações, após os roubos, os caminhões eram levados para países vizinhos, para serem usados como transporte de cigarros ilegais e entorpecentes, principalmente cocaína. O ilícito era advindo de facção criminosa de atuação nacional, confirmando o vínculo direto da quadrilha com o tráfico internacional e o crime organizado.

Foi identificado que a organização criminosa tem participação em vários casos de roubo com restrição de liberdade, sendo que parte de seus integrantes havia sido presa anteriormente pelos mesmos crimes, evidenciando a continuidade delitiva e de alto grau de periculosidade.

A operação representa um avanço no combate ao crime organizado que atua no transporte de cargas. Com esta operação, o prejuízo estimado ultrapassada R$ 50 milhões, valor que motivou o aprofundamento das investigações e a deflagração desta operação.

SIGA-NOS NO Google News