Polícia
Operação policial realiza inspeção em prisões do MS
Objetivo é desarticular a comunicação entre membros de facções criminosas, afim da redução da violência nas ruas
Terça-feira, 01 Julho de 2025 - 16:50 | Redação

A 8ª fase da Operação Mute, mobilização coordenada em todas as penitenciárias do Brasil, seguem com inspeções nesta semana em unidades prisionais de Mato Grosso do Sul.
A ação, liderada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o intuito de desarticular a comunicação entre membros de facções criminosas, afim da redução da violência nas ruas.
No Mato Grosso do Sul, a Operação é conduzida pela Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário (Gisp) e pela Diretoria de Operações (DOP) da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), com apoio tático do Comando de Operações Penitenciárias (COPE) e acompanhamento de um representante da Senappen.
O início das ações aconteceram nesta segunda-feira (30/06), com vistorias programadas no Instituto Penal de Campo Grande.

Os policiais penais realizam durante a operação revista em celas e pavilhões, com foco de localizar e apreender celulares - ferramenta comumente usada para articulação dos criminosos fora das prisões. A ação é importante para a estratégia da inteligência penitenciária afim de prevenir e enfrentar o crime organizado.
Com expectativa de, ao longo das ações na semana, que o controle sobre comunicações proibidas seja mais efetiva. A operação também coloca em evidência a atuação integrada entre os entes federativos no enfrentamento ao crime.

A Operação Mute se consolida como uma das mais importantes estratégias no combate ao crime em penitenciárias no país, com impacto direto na dinâmica das facções criminosas e com a ampliação da segurança da população.
Últimas Notícias
- Teste do pézinho - 19:12 Saúde aumenta em 30% recursos para programa do teste do pezinho
- "É uma cilada, Bino!" - 18:37 Preso integrante de quadrilha que rouba caminhões na capital
- Nioaque - 18:05 Condenado por feminicídio é sentenciado a 21 anos de prisão
- TRANSformando Histórias - 17:50 MPMS participa da 2ª edição do 'TRANSformando Histórias' na Capital
- Feminicídio - 17:30 Sogra é morta pelo genro e feminicida é preso em Selvíria
- ALEMS - 17:10 É lei: Supermercados deverão fornecer carrinhos adaptados em MS
- 'Mute' - 16:50 Operação policial realiza inspeção em prisões do MS
- Alerta! - 16:30 Oitavo caso de morcego positivo para raiva acende alerta para Capital
- Educação - 16:16 Inscrição para certificador de provas do Inep é prorrogada até dia 7
- Planejamento - 15:51 População pode dar sugestões sobre novo empreendimento no São Francisco