Polícia
Moradora encontra cobra coral "falsa" em armário de cozinha na Capital
Serpente foi capturada com um gancho e encaminhada ao CRAS
Sexta-feira, 26 Novembro de 2021 - 10:45 | victoria oliveira

Uma cobra coral foi resgatada na madrugada desta sexta-feira (26), após adentrar o armário de uma residência do bairro Santa Luzia, em Campo Grande. Agentes da Polícia Militar Ambiental (PMA) foram acionados para capturar o animal.
A moradora contatou os policiais por volta das 3h da madrugada. A serpente, de acordo com informações da PMA, parecia ser peçonhenta e estava em um armário da cozinha da residência. Após a verificação, foi constatado que a cobra se tratava de uma falsa-coral, sendo inofensiva à saúde.
A equipe da PMA caputurou a serpente com uso de um gancho e a colocou em uma caixa de contenção. A serpente foi encaminhada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), que decidirá o melhor momento de reintroduzir o animal na natureza.
O que fazer se encontrar um animal silvestre em sua residência
O primeiro impulso do ser humano ao se deparar com um desses animais nos parques urbanos ou áreas verdes, especialmente se for um filhote, pode ser o de recolhe-los e retirá-los do ambiente onde estão. Porém, a recomendação é analisar visualmente, e se não estiver machucado, deixá-lo onde está e se afastar do local, pois muito provavelmente a mãe está por perto.
Nas residências, a PMA orienta que os adultos não se aproximem e também evitem as crianças de se aproximarem, principalmente se forem animais que ofereçam riscos, como grandes mamíferos ou bichos peçonhentos, pois quando se sentem acuados a tendência é o ataque como instinto de defesa.
A principal recomendação é ligar para a PMA que irá avaliar junto ao cidadão sobre a necessidade de enviar uma equipe para fazer a captura do animal, ou apenas de orientar sobre o que fazer. Para os casos em que o animal estiver machucado, ou até mesmo se houve um atropelamento, a orientação é buscar assistência. O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) recebe os animais para deixá-los aptos á natureza novamente.
Para casos de atropelamento e morte do animal, a PMA orienta parar o veículo em local seguro, e se o animal estiver no meio da rua retirá-lo da via e acionar a empresa que realiza a gestão de resíduos na cidade. Em Campo Grande, a Solurb é responsável por essa remoção, e inclusive contribui com o mapeamento de endereços onde há maior ocorrência de acidentes com animais para posteriores campanhas educativas.
Serviço
Batalhão de Polícia Militar Ambiental
Av. Mato Grosso, Jardim Veraneio - Campo Grande (MS)
Telefone: (67) 3357-1501
Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS)
Rua Lima Félix, 154 - Chácara Cachoeira
Telefone: (67) 3326-6003
Últimas Notícias
- Setembro amarelo - 18:32 Orgãos judiciais promovem evento sobre prevenção e pósvenção ao suicídio
- "Fim da Fraude" - 18:02 Estelionatário foragido de SP é preso em Três Lagoas
- Educação - 17:41 Gerar sentido de soberania requer políticas públicas, dizem estudiosos
- Operação Spotless - 17:20 Empresários e servidores foram presos por fraude
- Política - 17:05 Placar pela condenação de Bolsonaro está 2 votos a 0
- Campo Grande - 16:47 Motociclista morre após colisão com carro no São Francisco
- PRF - 16:16 Dupla presa com armas, drogas e sem CNH em Miranda
- Obesidade - 16:14 Campanha pede inclusão de medicamentos para obesidade no SUS
- Crime de Assédio - 15:45 Investigado enviava fotos obscenas
- Interior - 15:32 MP articula implantação de Centro Especializado de Reabilitação em Naviraí