Geral
Orgãos judiciais promovem evento sobre prevenção e pósvenção ao suicídio
Iniciativa conjunta discutiu o impacto do adoecimento psíquico em profissionais e as ações necessárias para apoiar a saúde mental de trabalhadores
Terça-feira, 09 Setembro de 2025 - 18:32 | Redação

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), em parceria com outras instituições, realizou um evento para discutir a saúde mental e a prevenção do suicídio no ambiente de trabalho. A iniciativa, parte da programação do "Setembro Amarelo", reuniu especialistas para debater o impacto do adoecimento psíquico em profissionais. A programação faz parte do “Setembro Amarelo”, mês dedicado à prevenção do suicídio.
O evento, intitulado "Prevenção ao Suicídio e o Trabalho na Contemporaneidade: Desafios e Perspectivas", foi organizado em conjunto com o Núcleo de Prevenção e Pósvenção do Suicídio (NPPS) do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS), a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Ministério Público do Trabalho e a Faculdade Insted.
Ações e a defesa da saúde mental - A Promotora de Justiça Daniela Cristina Guiotti, coordenadora do Núcleo de Apoio Especial à Saúde (Naes) do MPMS, enfatizou o papel da instituição na defesa da saúde mental dos trabalhadores. Ela destacou que o núcleo oferece suporte a membros e servidores e colabora com gestores para aprimorar os serviços de saúde.
Guiotti ressaltou a importância de um olhar atento para a saúde mental, especialmente após a pandemia, e mencionou a atuação das Promotorias de Justiça na fiscalização e melhoria dos serviços, como os Centros de Atenção psicossocial (Caps).
Além disso, ressaltou a importância de desenvolvermos um olhar sensível para com aquele que sofre, especialmente por meio da escuta sem julgamento, acolhimento e cuidado.
No âmbito do MPMS há uma comissão que trabalha a saúde mental de todos os membros, servidores, estagiários e colaboradores, com o desenvolvimento do projeto “escutação” e criação de sala de acolhimento. A instituição está comprometida no sentido de proporcionar a todos o melhor ambiente de trabalho para desenvolvimento das potencialidades
Internamente, o MPMS também foca na saúde de seus funcionários por meio da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), coordenada pela Procuradora-Geral Adjunta Camila Augusta Calarge Doreto, que participou da agenda. A iniciativa visa garantir um ambiente de trabalho mais saudável e seguro para todos.
O diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas, Wellington Gradella Marthos, esteve presente, acompanhado de um grupo de servidores.
Responsável pela 32ª Promotoria de Justiça (Saúde), a Promotora de Justiça Daniella Costa da Silva também participou do seminário.
O Naes trabalha junto às Promotorias de Saúde para buscar a implementação de novos serviços, especialmente da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), além de buscar a melhoria e o fortalecimento daqueles já existentes.
Palestras e debates - O evento abordou diversos temas, como a relação entre suicídio, saúde mental e trabalho, além de boas práticas em saúde ocupacional. A programação incluiu palestras com as psicólogas Jeane Saskya Campos Tavares e Liliana Andolpho, além da Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho, Cândice Gabriela Arosio, que falou sobre "Violência e Assédio no Ambiente de Trabalho".
A iniciativa, realizada em formato híbrido (presencial e transmissão on-line) contou com a participação de profissionais e estudantes de psicologia, trabalhadores da saúde e do sistema de justiça, e o público em geral, reforçando o compromisso das instituições em tratar de um tema de grande relevância social.
Últimas Notícias
- Setembro amarelo - 18:32 Orgãos judiciais promovem evento sobre prevenção e pósvenção ao suicídio
- "Fim da Fraude" - 18:02 Estelionatário foragido de SP é preso em Três Lagoas
- Educação - 17:41 Gerar sentido de soberania requer políticas públicas, dizem estudiosos
- Operação Spotless - 17:20 Empresários e servidores foram presos por fraude
- Política - 17:05 Placar pela condenação de Bolsonaro está 2 votos a 0
- Campo Grande - 16:47 Motociclista morre após colisão com carro no São Francisco
- PRF - 16:16 Dupla presa com armas, drogas e sem CNH em Miranda
- Obesidade - 16:14 Campanha pede inclusão de medicamentos para obesidade no SUS
- Crime de Assédio - 15:45 Investigado enviava fotos obscenas
- Interior - 15:32 MP articula implantação de Centro Especializado de Reabilitação em Naviraí