Polícia
Advogados e policiais penais são alvos de operação do Gaeco em MS
Investigados que facilitavam entrada de celulares nos presídios podem ser expulsos da OAB
Sexta-feira, 05 Maio de 2023 - 17:50 | Marina Romualdo

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou, na manhã desta sexta-feira (05/05), a Operação 'Bloodworm' e prendeu advogados e policiais penais que estão ligados a facção criminosa, Comando Vermelho.
Na data, foram cumpridos 92 mandados de prisão preventiva e 38 mandados de busca e apreensão nas cidades de Campo Grande, Ponta Porã, Coxim, Dourados, Rio Brilhante, Sonora, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Dois Irmãos do Buriti. Além de outras cidades fora do Estado.
As investigações duraram cerca de 15 meses e foi constatado que os advogados estavam a serviço da facção para facilitar a entrada dos aparelhos celulares nas penitenciárias.
Conforme as informações do Gaeco, vale destacar que o Estado se tornou uma importante rota do tráfico de drogas e de armas de fogo, em razão de sua posição geográfica (fronteira com o Paraguai e a Bolívia).
Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul por meio da Comissão de Defesa e Prerrogativas da Seccional e da Subseção de Dourados informou que acompanha as diligências realizadas pelo Gaeco que tinham advogados como alvos.
"As prisões ocorridas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Rio de Janeiro foram acompanhadas pela OAB, a qual busca a apuração dos fatos com respeito a direitos e garantias dos envolvidos, além da responsabilização de eventuais práticas criminosas sob o pálio do exercício profissional. No cumprimento do seu papel fiscalizador da atividade profissional, serão ainda instaurados com urgência processos éticos-disciplinares. Por sua natureza, os processos tramitarão em absoluto sigilo, respeitando-se as garantias constitucionais", diz o comunicado.
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060