Covid-19
Prefeita Adriane Lopes revela que teleatendimento da Covid-19 volta na Capital
Além de falar sobre Ômicron e Influenza, conversa com a FM Cidade traz temas de política e vacinação

A Prefeita em exercício da Capital, Adriane Lopes (PATRIOTA), esteve hoje, 20 de Janeiro, em entrevista com o apresentador Rodrigão na FM Cidade. Ela falou sobre a situação da saúde no município com a variante Ômicron e a Influenza.
Adriane explicou que devido às festas de final de ano, as unidades de saúde de Campo Grande estão lotadas com filas para atendimento e testagem. Medidas, como a instalação de tendas na parte externa, foram tomadas para acomodar melhor a população, mas é impossível evitar o contato e a contaminação.
Por causa disso, a Prefeitura vai reativar a Central de teleatendimento da Covid-19, que vai funcionar a partir de segunda-feira, 24 de Janeiro. Serviço foi retomado porque a variante Ômicron é mais transmissível e populares com suspeita estão indo procurar atendimento e acabam propagando contaminação.
"No início da pandemia, atendemos mais de 100 mil pessoas com efetividade, com 14 médicos à disposição. Se você está com sintomas leves, não vá à unidade, ligue no teleatendimento, com profissionais preparados que viveram o pico da pandemia", recomenda a Prefeita.
Ainda em entrevista, o uso de máscara, álcool e distanciamento social foi reforçado por Adriane Lopes para que o rápido contágio seja evitado, apesar da variante ser menos agravante.
Sobre a Influenza, o aumento de casos na Capital foi justificado pela governante como consequência de que muitas pessoas não se imunizaram com a vacina da gripe. "As pessoas relaxaram", disse a Prefeita.
Hoje, as matrículas na Rede Municipal de Ensino (REME) foram retomadas e a recomendação é para que os pais usem o site de matrícula e não ir às escolas. Todo aglomeramento gera aumenta nos casos de Covid-19 e influenza.
Testagem - Adriane Lopes afirmou que a Capital está eficiente nos testes. De acordo com a Prefeita, no centro de testagem estão sendo realizados em média 600 exames por dia e ontem a procura aumentou.
"Já providenciamos tendas do lado de fora para dar maior tranquilidade para os cidadãos e manter o distanciamento, para que as pessoas que possam estar sem a doença não contraiam na fila", diz Prefeita.
Vacinação - atualmente, há 30 unidades de saúde com a vacina em Campo Grande e mais vacinação itinerante. Nesta quinta-feira, a itinerante ocorre no bairro Paulo Coelho Machado, na E.M. Ana Lúcia de Oliveira Batista.
A ação está percorrendo as 7 regiões da cidade levando a vacinação. O objetivo é alcançar muitas pessoas que não tomaram a 2 dose e as doses de reforço.
"A vacinação é essencial. Em Janeiro de 2021 tivemos 107 mortes, neste mês 7 mortes. A vacina tem diminuído o números de pacientes graves", aponta Adriane.
Eleições - sobre a intenção de candidatura do Prefeito Marquinhos Trad (PSDB) a Governador, a parceira afirmou que nesses 5 anos eles vêm trabalhando juntos, elaborando planos de governo ouvindo a população e suas necessidades.
Adriane Lopes afirma que estão em um período de possibilidades e que até abril tem "muito chão".
"Não estou ali em uma disputa com homens. Estamos ali para mostrar que nós, mulheres, também podemos estar num lugar de destaque, num lugar público. Precisamos entender que os espaços são para todo mundo" afirma a Prefeita sobre a atuação das mulheres na política.
Veja Também
Supermercados da Capital têm pontos de coleta para óleo usado
Quem recolhe o material é a Katu Oil, uma empresa especializada em coleta de óleo de cozinha usado
‘Peixe 30’ é a nova rede social que impulsiona o desenvolvimento profissional
Rede social profissional traz um novo jeito de se apresentar para o mercado de trabalho moderno
Projeto determina colocação de placas em Braile em escadas rolantes
Conforme a proposta, regra valerá para estabelecimentos públicos e privados
Pátio Central recebe doações de agasalhos
População pode doar mantas, cobertores, calças, blusas, meias, gorros e calçados em bom estado
Mãe desempregada pede ajuda para cuidar do filho prematuro
Menino nasceu há dois meses mas ainda segue em UTI Neonatal na Santa Casa da Capital
Rubens e Carina estão na grande final do Beleza à Prova; assista ao episódio tenso e emocionante
Prova dos cabelos coloridos garantiu duas vagas na final; terceiro competidor virá da repescagem
Amigos e familiares se despedem de jovem morto por PM em bar de Jardim
Vítima é filho de secretária municipal de Jardim e foi morto a tiros em bar da cidade
Com mínimas de 4°C, onda de frio pode durar até 5 dias em MS
Semana começa nesta segunda-feira (16) gelada e chuvosa em Mato Grosso do Sul
Capital disponibiliza testes de Covid-19 em 72 unidades de saúde
Centro de Testagem implantado pela prefeitura da Capital em parceria com a UCDB encerrou atendimento