Pandemia
Municípios poderão responder por ‘fura-fila’ das vacinas, alerta Secretário de Saúde
Geraldo Resende afirma que governo tomou todas as providência para garantir transparência na imunização

O secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, alerta que os municípios poderão responder por eventuais casos de ‘fura-fila’ da vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Resende comentou o assunto durante entrevista ao vivo ao programa Cidade Alerta MS, da TV MS Record, na noite desta quarta-feira, 27 de Janeiro.
Recentemente, foram veiculadas pela mídia notícias segundo as quais até um prefeito, fora da faixa de prioridade, teria recebido a vacina.
“Tomamos todas as providências (para evitar irregularidades). O Tribunal de Contas, a CGU, o Ministério Público estão todos acompanhando de perto. Além disso, para manter a transparência publicamos em Diário Oficial todo o quantitativo de doses enviadas aos municípios”, explicou.
Resende mencionou que o município onde houver irregularidade poderá responder por isso aos órgãos de controle. “Quero acreditar que isso não vai acontecer (...) Fomos firmes ao encaminhar correspondências aos prefeitos e secretários para que pudéssemos ser exemplos para todo País”, comentou.
Segundo o governo do Estado, todos os 79 municípios de MS já receberam as doses da vacina. Neste primeiro momento, devem ser vacinados profissionais de saúde que estejam trabalhando na linha de frente contra o coronavírus.
Iniciativa privada – O secretário afirmou que não é contra à ideia da iniciativa privada de comprar vacina para imunizar trabalhadores. A Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, a Fiems, anunciou que estuda tal possibilidade. Porém, Resende revelou que deseja que o Plano Nacional de Imunização alcance todos os brasileiros.
“Nós queremos ver o Plano Nacional de Imunização manter a integralidade. Acreditamos que o Ministério da Saúde vai adquirir vacinas para fazer a imunização de todos os cidadãos brasileiros. Quem tem garantir essa imunização é o Plano Nacional. Mas, não sou contrário se a iniciativa privada quer comprar essas vacinas”, respondeu.
Cidade Alerta MS - O programa Cidade Alerta MS vai ao ar de segunda a sexta-feira a partir das 17h na TV MS Record, pelo canal 11.1. A atração é apresentada por Rodrigo Nascimento, o Rodrigão. O telefone para contato com a equipe de produção é 67-98407-9827.
Veja Também
Idoso morre após cair do telhado no Jardim Tarumã
Domingos Medrado estava fazendo reparos no telhado, e com a queda sofreu trauma torácico e abdominal
Cãominhada vai apoiar ações protetoras de animais
Maior encontro de pets de MS vai arrecadar rações em sistema de drive-thru para Banco de Ração
MS recebe 35,7 mil novas doses de vacina contra a Covid-19
São 22,5 mil doses da AstraZeneca/Oxford, importadas da Índia, e 13,2 mil da Coronavac, do Butantan
Cascavel de 1,5 metro é capturada em residência; veja vídeo
As cascavéis são perigosas com grande poder de peçonha e veneno potente
Contemplados com apartamentos são convocados para instalação de condomínio
Ação integra a execução do trabalho social com as famílias que receberão unidades habitacionais
Notificações de dengue seguem em queda na Capital
Mesmo com redução de casos notificados, Sesau alerta que cuidados devem ser mantidos
Veículo destrói muro após ser atingido por camionete que avançou preferencial
Acidente aconteceu em cruzamento no bairro Santo Amaro na manhã desta quarta-feira