Geral
Universidade oferece bolsas para alunos de aldeias e assentamentos
Sexta-feira, 22 Fevereiro de 2019 - 15:38 | Redação
A Pró-Reitoria Extensão e Cultura (PROEX/UFGD) publicou edital visando a seleção de bolsistas do ensino médio de escolas das Aldeias Indígenas de Dourados e do Assentamento Itamarati. As bolsas são de extensão e serão distribuídas para atuação em projetos coordenados por docentes da UFGD nesses locais. O objetivo do Programa é envolver a comunidade local no desenvolvimento das ações de extensão e buscar multiplicadores das propostas.
Serão ofertadas 10 bolsas, com valor de R$ 100,00, e vigência de 1º de abril a 31 de dezembro. As inscrições começam a partir de segunda-feira, 25 de fevereiro, e acontecerão nas Escolas de Ensino Médio localizadas no Itamarati, e na Escola Guateka, na Aldeia Jaguapiru de Dourados/MS até o dia 15 de março.
Os documentos necessários para inscrição são: a) Ficha de inscrição preenchida e assinada (o candidato deverá indicar na ficha o Projeto que pretende participar; b) Cópia do RG e CPF ou dos respectivos protocolos de solicitação junto aos órgãos competentes; c) Histórico ou Boletim escolar do ano letivo de 2018 e Comprovante de matrícula no ano letivo de 2019.
Os documentos deverão ser entregues nos locais a seguir: a) Escola Nova Itamarati, Assentamento Itamarati, Ponta Porã/MS; b) Escola Carlos Pereira da Silva, Assentamento Itamarati, Ponta Porã/MS; c) Escola José Edson Domingos dos Santos, Assentamento Itamarati, Ponta Porã/MS; d) Escola Estadual Indígena Guateka – Marçal de Souza, localizada na aldeia Jaguapiru/Dourados/MS.
Para participar, o aluno deve estar regularmente matriculado no Ensino Médio regular ou técnico de escola pública localizada em aldeias indígenas de Dourados/MS, e/ou do Assentamento Itamarati em Ponta Porã/MS; b) Dispor de no mínimo 08 (oito) horas semanais para desenvolver as atividades relacionadas ao projeto escolhido; c) Não ter vínculo de trabalho nem receber bolsa de instituições públicas ou privadas, durante toda a vigência da bolsa e comprometer-se a executar as atividades deliberadas pelo orientador e a entregar relatórios parciais e finais das atividades.
Os projetos desenvolvidos serão: Centro de Desenvolvimento Rural do Itamarati (Prof.ª Juliana R. Carrijo Mauad); Defumação de tilápia como alternativa para aumento de consumo de peixe (Prof.ª Claucia Aparecida Honorato); Fortalecimento da Piscicultura Familiar no Assentamento Itamarati (Prof.ª Sheila Nogueira de Oliveira); Sistema de produção apícola no Assentamento Itamarati, Ponta Porã, MS (Prof. Euclides Reuter Oliveira); Programa de Restauração de Nascentes e Matas Ciliares na Aldeia Jaguapiru e Bororó de Dourados/MS (Prof.ª Zefa Valdivina Pereira).
O edital na íntegra pode ser acessado no link http://files.ufgd.edu.br/arquivos/editais/78/PROEX/Edital%20021.2019%20-%20PIBEX%20EM.pdf
Mais informações pelo telefone: (67) 3410-2889/ 2884 ou pelo e-mail: [email protected].
Últimas Notícias
- Justiça - 16:32 Tatuador atacado com soda pela ex-mulher pede ajuda da população
- Vestibular - 16:04 Faculdade Senac oferece desconto para aprovados no vestibular 2025
- TJMS - 15:57 Tribunal de Justiça de MS cumpre mais de 238 mil mandados na Capital
- Saúde - 15:39 Veja os cuidados que você deve tomar para aproveitar o verão com saúde
- Sorte - 15:15 Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 34 milhões
- Ivinhema - 14:50 Homem é indiciado por denunciação caluniosa contra advogado em Ivinhema
- Aquidauana - 14:35 Morro turístico de MS pode ganhar teleférico para atrair visitantes
- Crime - 14:06 Polícia prende suspeito de matar homem em conveniência em Deodápolis
- Brasil - 13:59 Saúde lança campanha sobre importância do programa Mais Médicos
- Congresso - 13:50 Nova lei brasileira inclui mais um teste na triagem neonatal