Geral
TJMS publica primeiro modelo de Inteligência Artificial na Sinapses
Publicação do modelo é um passo importante para elevar a maturidade do TJMS em inovação
Terça-feira, 14 Maio de 2024 - 13:33 | Laura Cação

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), elaborou e publicou na plataforma Sinapses seu primeiro modelo de Inteligência Artificial (IA), constituído em um anonimizador de textos. O avanço apoiar-se nos compromissos firmados pelo presidente do TJMS, Des. Sérgio Fernandes Martins, de inserir a justiça sul-mato-grossense na vanguarda tecnológica do Poder Judiciário do país e de promover uma prestação jurisdicional cada dia mais eficiente e moderna em todo o Estado.
Sinapses é uma plataforma nacional de armazenamento, treinamento supervisionado, controle de versionamento, distribuição e auditoria dos modelos de IA, além de estabelecer os parâmetros de implementação e funcionamento dessas mesmas IAs. Com a colaboração do Conselho Nacional de Justiça, órgão responsável por prover a manutenção da plataforma Sinapses, os servidores Eder Ramos e Gustavo Waku, da Coordenadoria de Automação (DSJ) da STI, desenvolveram o modelo recentemente inserido que tornou o TJMS o nono tribunal estadual a publicar modelo na plataforma.
O modelo funciona da seguinte forma: dado um texto qualquer com informações pessoais como nome, endereço, CPF, CNPJ, RG e data de nascimento, o modelo analisa as informações e as deixa ocultas no texto final, trocando-as por palavras-chave especiais denominadas TAGs. A saída final do modelo é um texto com informações pessoais anonimizadas, substituídas por TAGs especiais.
Por exemplo, caso o modelo receba como entrada um texto "Roberto da Silva, portador do CPF ***.***.***-**, residente no município de Campo Grande - MS, solicita respeitosamente..." a saída ficaria da seguinte forma: "<PERSON>, portador do CPF <CPF>, residente no município de <LOCATION> - <LOCATION>, solicita respeitosamente...".
Esse modelo ajuda a preservar informações pessoais em textos jurídicos e facilita a publicação de informações ao público em geral, pois despersonifica o texto.
A publicação do modelo é um passo importante para elevar a maturidade do TJMS em inovação. O modelo está em utilização pela Secretaria Judiciária do TJ, mas também público e disponível para os demais tribunais. Ainda com utilização unitária, o próximo passo de desenvolvimento é garantir a anonimização de dados em massa.
Últimas Notícias
- Turismo - 14:33 MS integra ranking das regiões que impulsionam o turismo no Brasil
- Economia - 14:15 Produção industrial sobe 0,1% em junho, depois de dois meses de queda
- Meio Ambiente - 13:50 Itaipu e Receita Federal fazem contrabando virar energia limpa
- Juventude Rural - 13:33 Nova lei incentiva jovens a permanecerem no campo com acesso a crédito
- Interior - 13:13 Jovem morre prensado em porta
- Nota de Repúdio - 12:12 Defensoria repudia grito de guerra violento de novos soldados da PM
- Polícia Militar - 11:53 Passageiro de ônibus é preso transportando skunk em Corumbá
- Meio Ambiente - 11:32 Governo suspende queima controlada até Novembro no Estado
- Comunicação - 11:15 Três Lagoas amplia rede de Wi-Fi público 'TresLagoar' na cidade
- Programa Recomeçar - 10:51 Prefeitura amplia acesso a moradia para famílias de pessoas com microcefalia