Geral
TJMS amplia projeto de manutenção das escolas com mão de obra prisional
Iniciativa prepara os detentos para serem técnicos habilitados para realizar os reparos necessários
Domingo, 14 Setembro de 2025 - 07:00 | Redação

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul deu mais um passo para a ressocialização dos detentos por meio da profissionalização e da valorização da educação, com a ampliação do projeto de manutenção das escolas estaduais com mão de obra prisional. Em parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul, a Secretaria Estadual de Educação e a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, o projeto agora passa a funcionar em Dourados.
Considerando a grande demanda de manutenção das escolas e a necessidade de assistência para resolvê-las, a iniciativa prepara os detentos para serem técnicos habilitados para realizar os reparos necessários. Estarão disponíveis serviços da parte de hidráulica, como troca de sifão, torneira e limpeza de calhas, além de pinturas e limpeza de terreno, desde a roçada da área não edificada a serviços de jardinagem. Também serão realizados reparos elétricos, como substituição de lâmpadas, soquetes e interruptores.
“Estamos animados e com grandes expectativas neste projeto. Por isso foram selecionados reeducandos com perfil adequado ao ambiente de trabalho, contando com o auxílio da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande”, afirmou o juiz Ricardo da Mata Reis, titular da Vara do Tribunal do Júri e Execução Penal da comarca de Dourados.
Com duração de um ano, o convênio atenderá nove escolas estaduais. Conforme a demanda, as instituições poderão solicitar os técnicos, que ficarão num período de dois a três dias realizando os reparos, acompanhados por um policial penal. A ação visa a melhoria da estrutura do ambiente escolar, elevando a qualidade do ensino.
“Ressalto a participação da Secretaria de Educação e da Vice-Governadoria do Estado, de onde partiu o interesse no convênio. Esperamos promover a reintegração social dos reeducandos, ao mesmo tempo em que será prestado um relevante serviço à comunidade educacional”, complementa o magistrado.
Para o vice-governador de MS, José Carlos Barbosa, o projeto demonstra como a cooperação institucional pode ter resultados concretos com impactos sociais relevantes e benefícios para a comunidade escolar e para toda a população do Estado. “A utilização da mão de obra prisional na manutenção das escolas da rede estadual em Dourados trata-se de uma iniciativa que alia ressocialização e eficiência administrativa, permitindo que custodiados tenham acesso a trabalho digno, formação profissional e possibilidade de redução da pena, ao mesmo tempo em que o Estado assegura economia de recursos e melhoria da infraestrutura escolar”, destacou.
Saiba mais - O novo convênio é baseado nas ações já existentes em Campo Grande desde o segundo semestre de 2022, quando, por iniciativa do juiz Albino Coimbra Neto, titular 2ª Vara de Execução Penal, três detentos do presídio semiaberto da Gameleira faziam a manutenção das escolas. No primeiro semestre de 2023, o convênio foi reativado, garantindo a manutenção das escolas estaduais já reformadas pelo projeto “Revitalizando a Educação com Liberdade”, desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual.
A ampliação desse projeto para outra comarca, que contou com o apoio e auxílio do juiz Albino, reflete o empenho contínuo do Poder Judiciário estadual para promover mais qualidade na educação e oportunidades de trabalho e profissionalização dos detentos, auxiliando no processo de ressocialização
Últimas Notícias
- Dourados - 09:05 TJMS condena construtora em Dourados
- Prato cheio - 08:40 Fundação Manoel de Barros lança desafio de arrecadação de alimentos
- Educação - 08:10 UFGD inaugura Tereré Hub – Extensão para fortalecer sistema de inovações
- Poder Judiciário - 07:00 TJMS amplia projeto de manutenção das escolas com mão de obra prisional
- Economia - 18:08 Fazenda reduz projeção da inflação de 4,9% para 4,8% este ano
- Saúde - 17:35 Governo institui dias de prevenção ao suicídio e à automutilação
- Saúde - 17:19 Primeira etapa do Hospital Regional de Dourados será entregue no dia 29
- Poder Judiciário - 16:55 TJMS forma Facilitadores de Justiça Restaurativa para atuação em escolas
- Oportunidades - 16:32 IFMS abre seleção para reingresso em cursos de especialização
- Sustentabilidade - 16:06 Suinocultura do MS foca na sustentabilidade e debate futuro do setor