Geral
Teledermatologia é realidade na saúde em cidade de MS
Modelo de diagnóstico em dermatologia via internet foi realizado em mutirão e será mantido
Quinta-feira, 16 Fevereiro de 2023 - 14:32 | Redação

A Prefeitura de Três Lagoas (MS), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu o Mutirão de Teledermatologia em quatro Unidades de Saúde da Família (USFs) do Município visando facilitar o acesso da população ao atendimento dermatológico.
A Teledermatologia é um modelo de diagnóstico em dermatologia via internet, através do Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT), que possibilita e facilita a aproximação da Atenção Primária à Saúde e do atendimento especializado.
O mutirão foi realizado por meio de protocolos clínicos de registro fotográfico de lesões/manchas com aparelho especializado que possibilitam ao médico descrever a lesão, classificar o risco e qualificar o encaminhamento para tratamento.
Para execução dos exames os profissionais de saúde da SMS foram cadastrados e habilitados na plataforma Nacional de Telediagnóstico. O Mutirão aconteceu nas UFSs Joel Neves/ São Carlos, Interlagos e Eurides Chagas Cruz/Santa Luzia.

O atendido passa pela unidade cadastrada com o Ponto de Telediagnóstico, onde é feito o registro fotográfico, a foto é enviada juntamente com as informações clínicas do paciente, via plataforma para o núcleo especialista. Após o exame, o laudo é realizado por especialistas do Núcleo de Telessaúde de SC/UFSC em até 72 horas, devolvido a USF onde o médico fará a devolutiva com o paciente.
A secretária da SMS, Elaine Furio, informou que a teledermatologia será mantida na rotina de atendimento ofertado à população, como também serão ofertadas outras especialidades que contemplam a Telesaúde.
“O diagnóstico em dermatologia via internet é uma ferramenta relevante para Atenção Básica, pois qualifica a fila de espera dos pacientes que necessitam deste tipo de atendimento, otimizando tempo e priorizando os casos mais urgentes”, concluiu a secretária” explicou Elaine.

Últimas Notícias
- Educação - 12:21 Analfabetismo de pessoas com deficiência é quatro vezes maior no país
- Educação - 11:55 Saiba o que muda com a nova política de ensino a distância do Brasil
- Economia - 11:15 Vetada cobranças de dívidas por meio de ligações fora do horário comercial
- Saúde - 10:55 INSS pagará indenização de R$ 60 mil a crianças vítimas de zika
- Proteção a mulher - 10:15 TJMS e Sejusp alinham estratégias para modernizar a proteção às mulheres
- UEMS - 09:55 UEMS lidera debate nacional sobre inovação e planejamento
- Modernização - 09:10 Por segurança digital, governo investe R$ 1,7 milhão em equipamentos
- Maio Amarelo - 08:50 Crianças do CEI levam alerta no trânsito
- Acolhimento familiar - 08:00 MPMS promove debate para fortalecer e ampliar o acolhimento familiar
- Imunização - 07:45 Campo Grande é 2ª capital com maior índice de vacinação contra gripe