Geral
Simone Tebet cotada para CCJ
Terça-feira, 05 Fevereiro de 2019 - 06:01 | Redação
"Eu não pleitearei a CCJ", garantiu Simone. O UOL apurou, porém, que uma configuração possível seria a senadora ficar no comando da comissão enquanto os senadores Antônio Anastasia (PSDB-MG) ou Izalci Lucas (PSDB-DF) assumissem a vice-presidência do Senado. Outra opção seria Anastasia presidir a CCJ passando as matérias mais importantes para Simone, à exceção da reforma da Previdência. Uma das personagens centrais da conturbada eleição para a Presidência do Senado neste fim de semana, Simone Tebet (MDB-MS) fazia "reuniões" aqui e ali sobre o carpete azul do plenário da Casa com adversários de Renan Calheiros (MDB-AL), derrotado por Davi Alcolumbre (DEM-AP), durante um fim de semana tenso em Brasília. Para vencer, o candidato preferido do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e de boa parte do governo de Jair Bolsonaro (PSL) contou com a ajuda da senadora. Até o fim, ela tentou ser a candidata do MDB para disputar a casa, mas perdeu o páreo para Renan. Ao final, ainda renunciou à sua candidatura avulsa. Restou a gratidão de Alcolumbre a Simone.
A senadora de 48 anos, ex-prefeita de Três Lagoas (MS) e com Mestrado em Direito do Estado pela PUC de São Paulo, pode se beneficiar de um movimento estudado pelo novo presidente do Senado. Se a estratégia for concluída com sucessso, o grupo do MDB ligado a Renan perderia poderes na Casa. E, de outro lado, Simone poderia tornar-se a presidente da comissão mais importante do Senado, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), ou relatora das principais matérias nesse colegiado.
A interlocutores, porém, Simone diz que não gostaria de relatar a reforma da Previdência, mas apenas trabalhar para aperfeiçoá-la.
No meio da tarde de segunda-feira (4), ela caminhava a passos apressados para a sessão do Congresso enquanto concedia uma entrevista para o UOL. Foi quando avisou uma assessora de que não poderia falar com mais ninguém.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 16:30 Ataques de pitbull assustam moradores na Capital
- Relações saudáveis - 16:02 Capital recebe o 1º grupo de habilidades voltado ao equilíbrio emocional
- Solidariedade - 15:57 Guarda Municipal de Dourados lança campanha de arrecadação de brinquedos
- Educação - 15:38 Inep divulga lista de espera para vagas remanescentes do Fies 2025
- Solidariedade - 15:15 Sem forças nos braços e pernas, vendedora precisa de cadeira motorizada
- Sustentabilidade - 14:55 Campo Grande adota conceito de ‘Cidade-Esponja’ para combater enchentes
- Saúde Pública - 14:39 Três Lagoas anuncia ações voltadas à saúde do homem nas USFs
- Política - 14:15 Bate-boca entre deputados de MS
- Educação - 13:50 Prefeitura de Dourados amplia oferta de cursos gratuitos para educadores
- Inclusão - 13:31 Arte Inclusiva forma turmas de alunos cegos e surdos em Campo Grande

