Geral
Simone Tebet cotada para CCJ
Terça-feira, 05 Fevereiro de 2019 - 06:01 | Redação
"Eu não pleitearei a CCJ", garantiu Simone. O UOL apurou, porém, que uma configuração possível seria a senadora ficar no comando da comissão enquanto os senadores Antônio Anastasia (PSDB-MG) ou Izalci Lucas (PSDB-DF) assumissem a vice-presidência do Senado. Outra opção seria Anastasia presidir a CCJ passando as matérias mais importantes para Simone, à exceção da reforma da Previdência. Uma das personagens centrais da conturbada eleição para a Presidência do Senado neste fim de semana, Simone Tebet (MDB-MS) fazia "reuniões" aqui e ali sobre o carpete azul do plenário da Casa com adversários de Renan Calheiros (MDB-AL), derrotado por Davi Alcolumbre (DEM-AP), durante um fim de semana tenso em Brasília. Para vencer, o candidato preferido do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e de boa parte do governo de Jair Bolsonaro (PSL) contou com a ajuda da senadora. Até o fim, ela tentou ser a candidata do MDB para disputar a casa, mas perdeu o páreo para Renan. Ao final, ainda renunciou à sua candidatura avulsa. Restou a gratidão de Alcolumbre a Simone.
A senadora de 48 anos, ex-prefeita de Três Lagoas (MS) e com Mestrado em Direito do Estado pela PUC de São Paulo, pode se beneficiar de um movimento estudado pelo novo presidente do Senado. Se a estratégia for concluída com sucessso, o grupo do MDB ligado a Renan perderia poderes na Casa. E, de outro lado, Simone poderia tornar-se a presidente da comissão mais importante do Senado, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), ou relatora das principais matérias nesse colegiado.
A interlocutores, porém, Simone diz que não gostaria de relatar a reforma da Previdência, mas apenas trabalhar para aperfeiçoá-la.
No meio da tarde de segunda-feira (4), ela caminhava a passos apressados para a sessão do Congresso enquanto concedia uma entrevista para o UOL. Foi quando avisou uma assessora de que não poderia falar com mais ninguém.
Últimas Notícias
- Economia - 07:00 Pix: novas regras vão facilitar devolução de valores em casos de golpe
- Economia - 18:12 BNDES estuda suspensão temporária de dívidas de afetados por tarifaço
- Economia - 17:52 Brasil e México abrem mercados para novos produtos agrícolas
- Economia - 17:35 CMN ajusta regulamentação de crédito a empresas afetadas por tarifaço
- Receita Federal - 17:12 Receita voltará a exigir declaração de fintechs após operações da PF
- Meio ambiente - 16:55 Emissões de metano no Brasil em 2023 são 6% maiores do que em 2020
- Direitos humanos - 16:35 Brasil tem queda na desigualdade em educação, emprego e meio ambiente
- Ditadura - 16:12 Famílias de 63 vítimas da ditadura recebem atestado de óbito corrigido
- Esporte - 15:54 Lula anuncia criação de universidade dos esportes
- MS-379 - 15:37 Condutor morre preso às ferragens