• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record

Série de TV enaltece a força de MS e cultura indígena

Reportagens especiais celebram os 43 anos de MS, estado que lidera em resiliência pós-pandemia

A equipe da TV MS Record está preparando uma série de reportagens especiais para celebrar os 43 anos de Mato Grosso do Sul, comemorados oficialmente em 11 de Outubro. As matérias enaltecem a força do Estado para retomada econômica após a pandemia do novo coronavírus e ainda destacam a cultura indígena.

Segundo levantamento da equipe, MS lidera os cinco estados brasileiros com maior força e capacidade de resiliência pós-pandemia.

A série de reportagens irá ao ar na TV MS Record de 5 a 9 de Outubro, nos programas Balanço Geral MS e Cidade Alerta MS. Haverá ainda um programa especial exibido no dia 12 de Outubro.

(Foto: TV MS Record - Divulgação)

O programa especial fará uma análise histórica, cultural e econômica sobre o Estado no cenário desafiador de epidemia e pós-pandemia.

“Como a pesquisa diz, somos o líder de cinco estados com maior força de retomada. Você é parte disso e está no fluxo desta nova mentalidade dos sul-mato-grossense, contribuindo para o crescimento econômico. Será uma honra contar as histórias, mostrar os caminhos percorreram até aqui e a escolha deste novo propósito das instituições e empresas”, diz a editora de projetos especiais da TV MS Record, a jornalista Ellen Genaro.

(Foto: TV MS Record - Divulgação)

A  editora antecipa que além da retomada econômica, a série fará o resgate da cultura e história de etnias indígenas. As matérias falarão ainda das ações de preservação da fauna e flora pantaneiras. Segundo a jornalista, a equipe visitou as índias artistas Kadweu.

Elas vivem em aldeia localização numa área bem escondida na serra da Bodoquena. Uma arte em cerâmica exclusivamente feminina passada de geração em geração. Elas são tímidas , reservadas e de uma sabedoria imensa.

(Foto: TV MS Record - Divulgação)

São as índias guerreiras. E se abriram para mostrar a cultura que é preservada desde o tempo do Império. A terra deles foi demarcada por Dom Pedro II em recompensa a bravura dos índios que lutaram pelo Império na Guerra do Paraguai.

O MS 43 anos também vai mostrar a Aldeia Terena que zerou os casos de Covid-19 em dois meses. A união e força dos caciques e outras lideranças, medidas de sanitização e controle deram resultado.

(Foto: TV MS Record - Divulgação)

Serviço – O Balanço Geral vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 10h50 às 13h15. No sábado, das 12h às 13h e na sequência LIVE DO BG pelo perfil do Instagram 13h às 14h.

O Cidade Alerta MS vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre 17h às 18h45.

O telefone para sugestões e participar do Balanço Geral MS e Cidade Alerta MS é o 67-98407-9827.

Veja Também