Geral
Senador de MS assina CPI de Brumadinho
Sexta-feira, 08 Fevereiro de 2019 - 15:39 | Redação
O senador de Mato Grosso do Sul Nelsinho Trad (PSD) revelou durante entrevista ao programa de rádio Noticidade, da FM Cidade 97, ter assinado o pedido para a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar as causas do rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG). O documento foi entregue à Secretaria-Geral da Mesa pelos senadores Otto Alencar (PSD-BA) e Carlos Viana (PSD-MG).
Ocorrido em 25 de janeiro, o desastre provocou a morte de pelo menos 150 pessoas, deixando outras 182 desaparecidas, segundo o Corpo de Bombeiros. Os líderes partidários indicarão os membros logo após leitura do requerimento em Plenário, prevista para terça-feira (12). “Não podemos admitir uma tragédia dessas. Acredito que a CPI sai em até 30 dias”, avalia Nelsinho.
A CPI tem os mesmos poderes de investigação das autoridades judiciais. Os integrantes podem realizar diligências, convocar ministros, tomar depoimentos, inquirir testemunhas e requisitar informações. Segundo Otto, inicialmente deverão ser convocados os responsáveis pela fiscalização em todos os níveis, bem como representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), da Agência Nacional de Mineração (ANM) e outros.
Mandetta – Outro assunto comentado por Nelsinho foram as ameaças sofridas pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) que teria sido intimidado por meio de ligações telefônicas, horas antes de interferir na gestão do Hospital Federal de Bonsucesso.
Conforme declarações de Mandetta à imprensa nacional, o governo federal enviará uma força-tarefa nos seis hospitais federais do Rio de Janeiro. O objetivo é evitar fraudes e melhorar o serviço, considerados ruins e prejudicados por indicações políticas. “Doa a quem doer, o Mandetta vai acabar com essa farra”, considerou Nelsinho.
Últimas Notícias
- Amplavisão - 15:58 Eleições 2024: debater ou ignorar a corrupção?, por Manoel Afonso
- Clima - 15:39 Artista plástico sugere manutenção periódica nos Tuiuiús do Aeroporto
- Procon - 15:15 Procons municipais elegem próximos temas de encontro estadual
- Fim de ano - 14:52 Polícia inicia operação especial de fim de ano
- Educação - 14:19 Acordo tenta melhorar transporte escolar em MS
- Ladário - 13:50 Polícia Civil recupera ônibus roubado
- Campo Grande - 13:32 Bombeiros resgatam mulher 'ilhada' em córrego
- Economia - 13:15 Refis beneficia 28 mil e segue atendento on-line e presencialmente
- Senado - 12:59 Cobrança extra a pessoa obesa em transporte deve ser proibida, decide CDH
- Tribunal de Justiça - 12:35 Comarca de Bonito destina R$ 265 mil de penas pecuniárias a entidades