Geral
Registro final de morte de bovinos em MS pode atingir 2 mil
Mudança brusca de temperatura matou diversas cabeças de gado na última semana
Segunda-feira, 19 Junho de 2023 - 10:28 | Victória Bissaco

A estimativa da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro) é de que o frio intenso tenha matado cerca de duas mil cabeças de gado em propriedades rurais de Mato Grosso do Sul. A mudança brusca de temperatura - de 30ºC para 4ºC, com sensação térmica de 0ºC - influenciou na morte dos animais.
Os levantamentos preliminares indicaram a morte de 1.071 animais por questões climáticas. Segundo o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, o número ainda não está atualizado “Agora esse número começa a aumentar, inclusive porque está sendo feito um levantamento. Acreditamos que deve chegar próximo das duas mil cabeças”, explicou.
A morte de bovinos por conta das baixas temperaturas não é recorrente no Estado. Conforme Daniel Ingold, o último registro da situação havia sido em 2010. A orientação para evitar as mortes é deixar o gado em um lugar mais quente, com serragem. "Eles são animais que estão acostumados com o calor. No Pantanal, devido aos ventos, a sensação acaba sendo ainda pior”, completou.
O prejuízo estimado aos produtores rurais pode chegar a R$ 3 milhões. Maioria das mortes ocorreram na região da Nhecolândia, no Pantanal e Rio Verde de Mato Grosso. O diretor-presidente da Iagro garante que a Agência se dedica à checagem de informações e orientações técnicas para descarte das carcaças.
Últimas Notícias
- Infraestrutura - 18:12 Governo de MS investe em educação e infraestrutura em Ribas do Rio Pardo
- Saúde - 17:55 Pacientes com hemofilia têm dificuldade com medicação, mostra pesquisa
- Ciência - 17:37 Ferramenta de IA pode otimizar diagnóstico de enfisema e câncer
- Direitos Humanos - 17:15 Agosto Lilás dedica mês ao combate à violência contra a mulher
- Economia - 16:55 Nível de emprego resiste a impacto do juro alto, dizem especialistas
- Meio ambiente - 16:35 Calor, acidez das águas e pouco alimento ameaçam ecossistemas marinhos
- Economia - 16:15 Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa Mdic
- Saúde - 15:55 Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil
- Direitos Humanos - 15:35 Educação e Bolsa Família ajudaram país a reduzir fome, avalia ministro
- Dia "S" - 15:15 Governo de MS mobiliza servidores a desenvolver ações sustentáveis