Geral
Frio intenso mata mais de mil cabeças de gado em MS
Maioria das mortes ocorreram na região da Nhecolândia, no Pantanal e em Rio Verde de MT
Sábado, 17 Junho de 2023 - 10:46 | Redação
O frio intenso que chegou em Mato Grosso do Sul causou a morte de cerca de 1.071 cabeças de gado, nesta quarta-feira (14). De acordo com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), o prejuízo estimado para os produtores rurais pode chegar a R$ 3 milhões.
Maioria das mortes ocorreram na região da Nhecolândia, no Pantanal e Rio Verde de Mato Grosso. Equipes da Iagro estão percorrendo as propriedades onde há suspeitas de morte por condições climáticas. Já foram constatadas 1.071.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), na madrugada de sexta-feira (16), os termômetros marcaram 11°C em Corumbá, com sensação térmica ainda mais baixa: 9°C .
Na manhã de ontem (16), 25 bezerros foram encontrados mortos em uma fazenda de Corumbá, devido ao frio. O prejuízo foi estimado em 40 mil reais pelo produtor rural.
O proprietário da fazenda, que prefere não ser identificado, disse que os animais estavam arrendados para irem ao Pantanal quando as águas baixassem na vazante e eram para criação e gado de corte. Os bezerros tinham entre cinco e oito meses.
Em Rio Verde, 368 animais morreram e mais 200 na Nhecolândia. “Isso não acontece todo ano, não é incomum, mas a última vez foi em 2010”, disse o presidente da Iagro, Daniel Ingold.
De acordo com ele, não há o que ser feito. “A medida é deixar eles em um lugar mais quente, com serragem, não tem muito o que fazer. Eles são animais que estão acostumados com o calor. No Pantanal, devido aos ventos, a sensação acaba sendo ainda pior”, completou.

Friaca
Em Campo Grande, os termômetros registraram 7,2ºC, na quinta-feira (15), considerada a menor mínima do ano, igualando a quarta-feira (14).
Neste fim de semana o frio ainda deve permanecer, mas já começa a esquentar na próxima segunda-feira (19). O outono vai embora e o inverno chega com chuva.
*Com informações do G1 MS e Diário Online
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060