• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Receita Federal destruirá 7 mil TV Box piratas

Decodificadores piratas desbloqueiam ilegalmente os canais de TV por assinatura

Quinta-feira, 24 Setembro de 2020 - 13:00 | Redação


Receita Federal destruirá 7 mil TV Box piratas
(Foto: Divulgação)

A Receita Federal vai destruir sete mil aparelhos piratas de TV Box apreendidos em Ponta Porã (MS), na fronteira com o Paraguai. A ação está marcada para esta sexta-feira, 25, na alfândega local .

Conhecidos como TV Box, os decodificadores piratas desbloqueiam ilegalmente os canais de TV por assinatura. Além do crime de violação dos direitos autorais, equipamentos não homologados pela Anatel.

As fronteiras com Paraguai estão entre os principais polos de entrada desses aparelhos ilegais no país. Em Foz do Iguaçu, a ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura) mantém um convênio com a Receita Federal, que já apreendeu e destruiu 145 mil TV Box piratas, desde 2016.

Os equipamentos são destruídos para que não voltem ao mercado e suas peças plásticas e metálicas são enviadas para reciclagem.

Segundo a ABTA, os aparelhos de acesso ilegal aos canais pagos estão presentes em 4,5 milhões de lares no Brasil, causando um prejuízo de R$ 9,5 bilhões por ano para a indústria audiovisual no Brasil, dos quais R$ 1 bilhão em impostos que deixam de ser arrecadados pelos governos.

SIGA-NOS NO Google News