Geral
Projeto pune violência obstétrica com até dois anos de detenção
Proposta inscreve definição de violência obstétrica no Código Penal
Domingo, 14 Agosto de 2022 - 07:51 | Agência Senado

O Projeto que tramita no Senado torna crime a violência obstétrica e estabelece procedimentos para a prevenção da prática no Sistema Único de Saúde (SUS). O PL 2.082/2022, da senadora Leila Barros (PDT-DF), prevê pena de detenção que pode variar de três meses a um ano. Mas caso a vítima tenha idade inferior a 18 anos ou superior a 40 anos — faixas em que o prejuízo pode ser maior para a mulher —, a punição será agravada, podendo chegar a dois anos de prisão.
O texto altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848, de 1940) para definir violência obstétrica como "qualquer conduta que seja direcionada à mulher durante o trabalho de parto, parto ou puerpério, praticada sem consentimento, desrespeitando sua autonomia ou feita em desacordo com procedimentos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e que lhe cause dor, dano ou sofrimento desnecessário".
A proposta adiciona à Lei do SUS (Lei 8.080, de 1990) a determinação para que o sistema realize ações e campanhas para combater a prática.
Na justifica do projeto, Leila cita a declaração Prevenção e Eliminação de Abusos, Desrespeito e Maus-Tratos durante o Parto nas Instituições de Saúde, apresentada em 2014 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que convoca ações, diálogo, pesquisas e mobilização sobre o tema nos países democráticos.
“O conceito de violência obstétrica construído no projeto se assemelha ao previsto na Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres”, explica a senadora, citando o modelo que já é usado nas legislações de países como Argentina, Venezuela, Itália, Espanha e Portugal.
Fonte: Agência Senado
 
Últimas Notícias
- Procura-se - 19:00 Polícia de Bela Vista divulga cartaz de procurado
- Ação Conjunta - 18:35 Casal é preso ao receber maconha escondida em encomenda em Eldorado
- Ação Conjunta - 18:10 Filho é preso em Coxim pelo homicídio do pai ocorrido em Goiás
- Cuidado! - 17:59 Aparição de escorpiões alerta para prevenção
- INSS - 17:35 Governo ressarciu R$ 2,3 bilhões a aposentados e pensionistas
- Oportunidade - 17:17 Feirão de Entrevistas tem 30 vagas exclusivas para pessoas com deficiência
- Saúde - 16:50 MS é líder nacional em imunização e mobiliza escolas
- Delegacia de Atendimento à Mulher - 16:32 Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro em Nova Andradina
- Campo Grande - 16:07 Autor de feminicídios segue preso
- Meio Ambiente - 15:50 Av. Ernesto Geisel será interditada para remoção de árvores do Horto


 
         
                                         
                                         
                                         
                                         
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                