Geral
Processos de loteamento passam a ser 100% digitais em Campo Grande
A partir de outubro, os processos de loteamento passaram a ser realizados exclusivamente de forma digital, por meio da plataforma do Sistema de Aprovação Digital
Sábado, 11 Outubro de 2025 - 09:17 | Redação

Com foco na modernização dos serviços públicos, na agilidade dos trâmites e na economia de recursos, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), deu mais um passo importante rumo à digitalização. A partir de outubro, os processos de loteamento passaram a ser realizados exclusivamente de forma digital, por meio da plataforma do Sistema de Aprovação Digital — ferramenta já utilizada para o protocolo e análise de projetos cartográficos.
A plataforma, que já recebe e analisa processos como remembramento, desdobro, desmembramento e retificação de registro imobiliário, agora também é utilizada para os processos de loteamento, ampliando o uso da tecnologia no setor urbanístico.
Considerados de alta complexidade, os trâmites de loteamento tradicionalmente exigiam um grande volume de papel. Com a mudança, a expectativa é reduzir significativamente o consumo de impressões e cópias, gerando economia tanto para a administração pública quanto para os empreendedores.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável, Ademar Silva Junior, destacou que a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a inovação e a sustentabilidade.
“Estamos consolidando um processo moderno, transparente e sustentável. Essa transformação representa não apenas mais agilidade e redução de custos para todos os envolvidos, mas também um avanço importante na nossa meta de eliminar o uso do papel nos trâmites administrativos”.
Para a supervisora de Incorporação da Plaenge Urbanismo, Mireya Silveira, a digitalização dos processos administrativos marca um importante avanço para o desenvolvimento urbano de Campo Grande.
“O novo formato permite acompanhar o andamento em tempo real, reduz custos com impressões e deslocamentos e traz agilidade às etapas de assinatura. A Plaenge celebra essa evolução, que, além dos ganhos operacionais, gera benefícios ambientais significativos, reforçando o compromisso com a sustentabilidade, que é um valor que faz parte da nossa cultura e está alinhado ao futuro que desejamos para a cidade. Temos orgulho em ser pioneiros a protocolar o primeiro processo de loteamento online e parabenizamos todos os envolvidos por essa iniciativa que moderniza e fortalece o desenvolvimento de Campo Grande”.
Formato digital
Com a integração ao Sistema Eletrônico de Informação (SEI), implantado pela Prefeitura de Campo Grande, toda a tramitação será digital, desde a apresentação dos documentos até a aprovação final do projeto. Assim, tanto o Ato de Aprovação do Loteamento quanto o Termo de Licenciamento de Início de Obras passarão a ser emitidos em formato eletrônico, eliminando completamente o uso de papel.
Dessa forma, a partir de outubro, o protocolo físico de loteamentos será encerrado na “Senha A” da CAC, passando a ser realizado exclusivamente pela plataforma do Sistema de Aprovação Digital, disponível no link: https://www.campogrande.ms.gov.br/semades/sistema-de-aprovacao-cartografia/.
A Semades segue avançando na redução do uso de papel em seus processos, alinhando-se às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao seu planejamento estratégico.
Últimas Notícias
- Proteção - 14:14 Projeto de lei estabelece diretrizes para controle parental na internet em MS
- Capacitação - 13:50 Casa dos Ventos capacita mulheres para atuar no setor de energia solar em MS
- Inadimplentes - 13:17 Abertas adesões à campanha Nome Limpo da Associação Comercial
- Trânsito - 12:45 Corrida do Pantanal 2025 altera o trânsito em várias regiões da Capital
- Programa especial - 12:32 Criançada se diverte com Rodrigão
- Mobilidade - 12:12 Audiência Pública da Bicicleta discute mobilidade urbana em Campo Grande
- Nacional - 11:59 Estelionato contra PcD passa a ser alvo de ação penal incondicionada
- Direitos Humanos - 11:10 Mais de 12 mil favelas passam a ter CEP
- Cibersegurança - 10:50 Senado analisa projeto para financiar combate a crimes digitais
- Dourados - 10:10 Hospital Universitário da UFGD realiza Encontro de Bariátricos