Geral
Prefeitura leva experiência imersiva sobre prevenção ao câncer a alunos da Reme
Atividade educativa busca conscientizar estudantes da Rede Municipal de Ensino sobre hábitos saudáveis e cuidados com a saúde
Sábado, 20 Setembro de 2025 - 15:40 | Redação

Entre os dias 15 e 17 de setembro, estudantes da Rede Municipal de Ensino de Dourados tiveram acesso a uma experiência inovadora de aprendizado por meio do projeto “Missão Gênese: Uma Jornada Nanocientífica”, realizado em parceria entre a Prefeitura de Dourados, via Secretaria Municipal de Educação, e o Hospital de Amor de Barretos. A carreta-escola esteve no Parque dos Ipês e proporcionou uma jornada educativa sobre prevenção ao câncer de forma lúdica e interativa.
“O prefeito Marçal Filho sempre cobrou da Secretaria de Educação muita criatividade para proporcionar uma educação sólida, capaz de ampliar o conhecimento dos nossos alunos e estamos fazendo justamente isso”, afirmou o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva.
Com tecnologia de ponta, o projeto cria um ambiente imersivo em que os jovens acompanham uma narrativa que simplifica temas complexos da saúde. A proposta é difundir informações sobre prevenção primária e secundária do câncer, incentivando hábitos saudáveis e o autocuidado desde cedo. “Com essas informações, passamos a trabalhar a prevenção de doenças de uma forma didática e com linguagem adequada à faixa etária dos nossos estudantes”, acrescentou Nilson.
Ele destacou ainda a relevância da iniciativa. “Essa parceria com o Hospital de Amor de Barretos foi fundamental, conseguimos traduzir um tema complexo e, por vezes, delicado, em uma linguagem universal: a da curiosidade e do lúdico. Usar a tecnologia como ponte para o conhecimento é importante para desmistificar o câncer.”
Criado em 2017, o projeto tem como diferencial a metodologia inspirada na estrutura narrativa da “Jornada do Herói”. Dentro da unidade móvel, os alunos assumem o papel de protagonistas em uma aventura científica, enfrentando missões e desafios em equipe, o que torna o processo de aprendizado mais envolvente e participativo.
A atividade é direcionada a estudantes do Ensino Fundamental II (11 a 15 anos) e combina recursos de gamificação e realidade virtual para ampliar o engajamento. A experiência dura cerca de 40 minutos, com grupos de até seis alunos, que percorrem quatro setores: a introdução à missão, a transformação de “nano encolhimento”, a interação com jogos e realidade virtual em estações de combate, e, por fim, o “Hall dos Heróis”, espaço dedicado a reconhecer exemplos reais de superação.
Segundo a organização, o objetivo é estimular a consciência sobre saúde e prevenção de forma criativa, transformando os estudantes em multiplicadores de conhecimento e agentes de mudança na luta contra o câncer.

Últimas Notícias
- Charge - 07:00 Com 23 bebês internados, hospital precisa de doações de leite urgentemente
- Economia - 19:09 Nova lei garante validade permanente a mudanças no Imposto de Renda
- Campo Grande - 18:35 Pai é condenado a 17 anos por abusos a filha adolescente
- Terenos - 18:09 Fábrica clandestina de bebidas alcoólicas é interditada
- Saúde - 17:58 Campanha alerta para riscos da diabetes à visão
- Política - 17:50 Reinaldo, Riedel e Valdemar alinham ações para o avanço da direita em MS
- Nacional - 17:32 Paulo Frateschi, ex-deputado pelo PT, é morto pelo filho em São Paulo
- Literatura - 17:17 Há 18 anos, escritora transformou em lei o amor pela literatura de MS
- Dourados - 17:03 Trio é condenado por morte brutal em campo de futebol
- Campo Grande - 16:50 Comunidades castigadas pelo temporal recebem ajuda da prefeitura

