Geral
Prefeitura denuncia vandalismo e pede que população faça denúncias
Monumento “Os Dourados” foi o mais recente alvo de depredação na cidade de Coxim
Sexta-feira, 23 Dezembro de 2022 - 07:20 | Redação

A prefeitura de Coxim (MS) publicou nota denunciando casos de vandalismos no município e pedindo a população que denuncie. O mais recente caso aconteceu na praça Francisco Mendes da Rocha (Praça do Pescador), o monumento “Os Dourados” está sendo alvo de vandalismo. Pessoas adentram na área onde se encontra as esculturas dos peixes, sobem no monumento e até tomam banho.
“A ação, além de prejudicar a visitação dos frequentadores do espaço, gera um custo alto para o município, caso venha sofrer danos”, diz a prefeitura que continua: “É importante enfatizar que os peixes foram depredados em outra época e ficou abandonado por anos esperando uma restauração. Agora voltou a “ganhar vida” o cuidado é por parte da população também é indispensável. Fotos recebidas pelas redes sociais da prefeitura de Coxim, denunciam essas atitudes lamentáveis.”

Outra obra que está em fase de conclusão, é o banheiro público da Praça João Ferreira de Albuquerque, que mesmo antes de ser entregue para uso da população, sofreu tentativa de furto e depredação, pois além de tentar roubar o vaso sanitário, indivíduos defecaram no chão, quebraram o vidro da caixa de hidrômetro e riscaram as paredes recém pintadas.
Foram furtados da Arena Esportiva que está sendo construída no bairro Piracema, fios e ferramentas da empresa que está fazendo a montagem do espaço.
Crime - De acordo com a Lei Federal 9.605 Art. 65, depredar o patrimônio público é crime e. pode gerar detenção e multa. O Código Penal prevê ainda que, nos artigos 163, parágrafo único, e 165: destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, contra o patrimônio da União, Estado ou Município, e/ou tombada pela autoridade competente em virtude de valor artístico, arqueológico ou histórico, é crime. Sendo passível de pena de detenção e multa.

Conforme a prefeitura, a população pode ajudar as autoridades a coibir este tipo de ato, fazendo denúncias à Policia Militar pelo número 190. “A Prefeitura vai cuidar do patrimônio público, realizar manutenções periódicas e obras de revitalização. No entanto, é responsabilidade do povo manter e não depredar o que foi feito, além de fiscalizar e denunciar casos de vandalismo. Uma das causas das depredações é a falta de consciência da própria população em não cuidar daquilo que é para o uso coletivo”, finaliza o município.
Últimas Notícias
- Poder Judiciário - 07:25 TJMS lança projetos para prevenir superendividamento entre jovens
- Meteorologia - 07:00 Previsão indica tempo firme com sol e poucas nuvens em MS
- ALEMS - 18:00 Campanha de conscientização ao abuso sexual infantil é lei
- Direitos humanos - 17:50 Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência
- Denúncia - 17:30 Homem tenta resistir a prisão em flagrante por tráfico de drogas
- Meio Ambiente - 17:10 Bombeiros aprimoram técnicas para resgate de animais silvestres
- Saúde - 16:50 Ação conjunta identificará demandas de saúde na Rota da Celulose
- Saúde - 16:35 Internações por inflamações intestinais cresceram 61% em 10 anos
- Política - 16:10 STF mantém regra que impede registro de candidato que não presta conta
- Meio Ambiente - 15:52 Fundação de Meio Ambiente retoma atendimentos a animais resgatados