Geral
Prefeitura de Campo Grande avança na segunda fase do PDTIC
A proposta é alinhar investimentos e recursos de TI aos objetivos estratégicos do município
Sábado, 20 Setembro de 2025 - 11:51 | Redação

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), realizou nesta semana no auditório do IMPCG, uma reunião para deliberação e encaminhamento da segunda fase do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC). O encontro reuniu servidores indicados pelas secretarias e órgãos municipais para discutir prioridades e definir os próximos passos do plano.
Na segunda fase do PDTIC serão elaborados os planos de projeto que irão compor o Book de Projetos. Cada secretaria e autarquia deverá definir uma prioridade para este ciclo, escolhida a partir de uma metodologia padronizada em planilha digital.
O processo utiliza a Matriz G.U.T. (Gravidade, Urgência e Tendência), que atribui notas de 1 a 5 para cada critério. A combinação desses fatores gera automaticamente a ordem de prioridade das demandas. Em caso de empate, a decisão final caberá ao titular da pasta.
Segundo o assessor-chefe do Escritório de Projetos da Agetec, Luis Cezar Ribeiro, a metodologia foi pensada para facilitar o trabalho das equipes e dar mais clareza às decisões. “A Matriz G.U.T. traz objetividade ao processo, porque permite que cada secretaria avalie suas demandas de forma padronizada e transparente. Isso evita dispersão de esforços e ajuda a concentrar os recursos nos projetos que realmente são mais relevantes para a gestão e para o cidadão”, destacou.
Com as prioridades definidas, a Agetec organizará reuniões junto às equipes de cada órgão para construir o plano de projeto. Cada documento deverá contemplar as partes interessadas, o escopo, as funcionalidades e um cronograma detalhado, com possibilidade de estimar custos quando houver desenvolvimento de sistemas.
O PDTIC é o documento que orienta a gestão e o uso da tecnologia da informação na administração municipal. A proposta é alinhar investimentos e recursos de TI aos objetivos estratégicos do município, promovendo eficiência, transparência e inovação nos serviços públicos.
Entre os benefícios esperados estão a melhoria da governança de TI, a otimização de recursos, a automação de processos, a padronização de soluções e a ampliação do acesso a serviços digitais pela população. O plano também busca reduzir riscos tecnológicos e contribuir para o cumprimento das metas de governo nas áreas de eficiência administrativa, tecnologia e gestão.
Segundo o diretor-presidente da Agetec, Leandro Basmage, a segunda fase representa um avanço importante. “O PDTIC é mais do que um documento técnico, ele é um instrumento estratégico que garante que a tecnologia esteja integrada às prioridades do município. Este momento é decisivo porque consolida uma construção coletiva, envolvendo diferentes áreas da Prefeitura, e estabelece as bases para que possamos entregar serviços mais ágeis, eficientes e próximos das necessidades do cidadão”, afirmou.
Com o avanço da segunda fase, a Prefeitura busca consolidar uma política de tecnologia mais integrada e eficiente, voltada para modernizar a gestão e melhorar o atendimento ao cidadão.
Últimas Notícias
- Dourados - 15:32 Criança de 5 anos apanha ao defender a mãe de agressões de companheiro
- Polícia Militar - 15:05 Número de emergência "190" está indisponível temporáriamente
- PMA - 14:50 Filhotes de Periquito-Rei são resgatados
- Fique atento - 14:31 Defesa Civil fará teste de alerta em celulares no próximo sábado (27)
- Campo Grande - 14:09 Alerta laranja com risco de tempestades e queda de temperatura
- Oportunidade - 13:53 Grupo Pereira abre 250 vagas exclusivas
- COP 30 - 13:33 COP-30 será oportunidade para fortalecer multilateralismo, diz Marina
- Alerta de tempestade - 13:00 Fortes chuvas deixam bairros sem energia
- Primavera - 12:19 Primavera começa com ondas de calor e baixa umidade no país
- ONU - 11:50 Lula se reúne com líderes globais nos EUA; Palestina é principal tema