Geral
Praça Ary Coelho recebe ponto de imunização
Segunda-feira, 29 Abril de 2019 - 18:45 | Redação
Até o próximo sábado (04) a Praça Ary Coelho, localizada no centro da Capital, deve receber instalações que reforçam a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O trailer de imunização, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), serve como mais um ponto estratégico de apoio e deve atender a população entre as 7hr15 e 16hr45 de maneira rápida e prática sem intervalo para o almoço.
Já em seu primeiro dia de mobilização bem no centro de Campo Grande, a campanha de vacinação contra a gripe se tornou um sucesso. Indivíduos com 60 anos ou mais de idade; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; professores de escolas públicas e particulares; crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional fazem parte dos grupos que podem receber a imunização agora.
Para receberam a dose da vacina todos os públicos do grupo prioritário devem comparecer à um Centro de Saúde Pública com o Cartão Nacional de Saúde (CSN) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia); documento pessoal de identificação; e, a carteira de vacinação (caso tenha).
Além dos documentos exigidos para todos, os profissionais de saúde devem apresentar a carteira de conselho ou holerite; as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; os indígenas: cadastro na SESAI; e os policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas: documentos comprobatórios que informe a condição de policial civil ou militar.
Ao ver na televisão a notícia de que haveria vacinação na Praça Ary Coelho a partir desta segunda-feira (29) a dona Meire Pereira de Souza, de 63 anos, aproveitou a necessidade de deslocamento até o centro para se imunizar “pra mim fica mais fácil vir até aqui de ônibus do que chegar no posto de saúde do meu bairro” relatou a senhora que também lembrou da lotação das unidades de saúde dos bairros “lá fica muito lotado”, confirma Meire que também levou sua mãe, Dona Esmeralda de 87 anos, para ser imunizada.
A estimativa é de que pelo menos 219.615 pessoas que fazem parte do publico alvo sejam imunizadas na Capital de Mato Grosso do Sul, o controle mais rigoroso para a vacinação de integrantes do grupo de risco é para atender as recomendações do Ministério da Saúde, que não disponibilizará doses extras. O trailer de vacinação instalado na praça central no Município permanece no local até o dia 04 de maio, dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, mas vale lembrar que a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF) conforme horário de funcionamento de suas salas de vacinação.
Também está sendo oferecido na Praça Ary Coelho, somente até o dia 04, testes rápidos para Hepatite C. A iniciativa tem como objetivo aumentar o acesso ao diagnóstico para população acima dos 40 anos. Os testes oferecidos na praça também podem ser encontrados nas UBS’s da cidade.
Últimas Notícias
- 'Adsumus' - 18:54 Integrantes de facção criminosa são presos
- Aral Moreira - 18:30 Condutor é preso com carro cheio de droga com destino à Paraná
- Campo Grande - 18:09 Após comprar droga, usuário aponta local e traficante é preso
- Economia - 17:51 Nova lei protege o bom pagador em MS
- Prejuízo de R$ 825 mil - 17:25 Contrabando é apreendido em Caarapó
- Doação de orgãos - 17:00 Santa Casa viabiliza transplante de órgãos com doação realizada em Três Lagoas
- Solidariedade - 16:56 Campanha para reforma de pronto socorro da Santa Casa arrecada R$ 426 mil
- Corrida dos poderes - 16:36 3ª Corrida dos Poderes: treinão reúne 1,8 mil pessoas em Corumbá
- Condenação - 16:10 Justiça condena boate por permitir entrada de adolescentes
- Acolhimento - 15:50 UEMS Acolhe: um farol de integração para mais de 30 nacionalidades em MS